ONU alerta para mais de 50 mil crianças em risco de vida no Sudão do Sul

Mais de 50 mil crianças podem morrer em breve de fome ou doenças no Sudão do Sul, devastado por seis meses de guerra civil, alertou a ONU, reclamando mil milhões de dólares para ajudar a população.

“Os objetivos imediatos da operação humanitária são salvar vidas e evitar a fome”, diz um comunicado das Nações Unidas divulgado este sábado.

Acrescenta o comunicado que “muitas comunidades não podem mais cultivar ou cuidar dos animais e o risco de fome é elevado” e que em algumas regiões do país, “de difícil acesso, há pessoas há a morrer de fome”.

O conflito já fez milhares, ou mesmo dezenas de milhares de mortos (ainda não foi feito um balanço preciso), e mais de 1,5 milhões de pessoas tiveram de deixar as suas casas.

“As consequências podem ser terríveis: 50 mil crianças podem morrer este ano se não receberem assistência”, disse o responsável pelas operações humanitárias da ONU no Sudão do Sul, Toby Lanzer, quando anunciava um plano de ajuda a 3,8 milhões de pessoas atingidas pela fome, violência e doenças.

O Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e o chefe dos rebeldes, Riek Machar, comprometeram-se esta semana a formar um governo de transição num prazo de 60 dias, mas os especialistas duvidam da vontade dos dois em terminar com o conflito.

Dois anteriores acordos de cessar-fogo não duraram mais do que algumas horas. Os combates e as fugas da população já afetaram a vida de milhões de pessoas, disse o responsável.

Segundo Toby Lanzer, os doadores já contribuíram com 740 milhões de dólares (547 milhões de euros) em ajuda humanitária, mas são necessários mais mil milhões (739 milhões de euros) para cobrir as necessidades.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.