Pode preparar os casacos: Vem aí uma onda de frio polar – com chuva e possibilidade de neve

1

Nuno André Ferreira / Lusa

A partir de segunda feira as temperaturas vão começar a cair a pique, mais de 7ºC. No interior as noites poderão atingir temperaturas negativas.

Está na altura de ir buscar os seus melhores casacos e de começar a pensar em ligar o aquecimento de casa. Na próxima semana, Portugal vai receber uma onda de frio polar, que fará descer as temperaturas a pique. A nova vaga de frio está associada a algum vento e chuva, e fará com que a sensação térmica traga dias gelados, noticia o Observador.

Vai ser já a partir de sábado que o frio de vai fazer sentir em algumas regiões do país. Pode também nevar nas terras mais altas a partir de segunda-feira.

Espera-se que na próxima semana as temperaturas máximas caiam em média 6 a 7ºC em algumas regiões do litoral. No caso de Lisboa, as máximas deverão estar na ordem dos 12/13ºC e as temperaturas mínimas nunca passarão dos 7ºC.

No sábado à tarde a chuva deverá começar a dar os seus primeiros sinais, começando a sul e estendendo-se à região centro. Na madrugada de domingo deverá sentir-se já um acentuado arrefecimento noturno.

No domingo, mantém-se a chuva e as temperaturas máximas e mínimas começam a baixar. Porém, é na segunda-feira que a inverno se instala. O começa a soprar mais forte, a chuva pode ser de neve acima dos 1200 a 1400 metros nas regiões do interior e dos atuais 19/18ºC durante o dia passaremos para os 12/13ºC.

No caso do interior do país – já habituado a estes temperaturas mais rígidas – as noites terão temperaturas negativas em Braga, Bragança e Guarda, por exemplo. Já no Ribatejo e Alentejo deverão situar-se entre os 2 e 3ºC.

Segundo o Observador, ao longo da semana a vaga de ar polar ártico vai ficar ainda mais intensa arrastada pelo vento norte que ainda vai aumentar mais a sensação de frio.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.