Uma onda de calor histórica para abril atingiu esta sexta-feira o seu auge em Portugal e Espanha — e estende-se agora para França.
Uma brutal e insólita onda de calor em abril continua a arrasar recordes históricos de temperaturas altas para esta época do ano na Península Ibérica.
O território continental de Espanha continental registou na quinta-feira um recorde absoluto de temperatura para o mês de abril com 38,8ºC em Córdoba, segundo dados provisórios publicados esta sexta-feira pela agência meteorológica espanhola AEMET.
Esta temperatura, registada na estação meteorológica do aeroporto da cidade andaluz, “é a temperatura mais alta na Espanha continental para o mês de abril”, adiantou a AEMET em suas redes sociais. O recorde anterior em Espanha continental datava de 2011 e tinha sido registado em Elche, com 38,6ºC.
O novo recorde não é, no entanto, um máximo absoluto para toda a Espanha, tendo o máximo histórico tinha sido estabelecido em 40,2ºC nas Canárias, em 2013, realçou a AEMET.
Espanha, tal como Portugal viveu esta semana, uma onda de calor excecionalmente precoce provocada por uma massa de ar quente e seco proveniente do Norte de África. As temperaturas devem cair a partir deste fim de semana.
Além de Espanha, também Portugal regista uma onda de calor histórica para esta altura do ano. Na quinta-feira, o país registou uma temperatura de 36,9ºC — um recorde para um mês de abril desde há pelo menos 78 anos, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA.
De acordo com os dados do IPMA, registaram-se novos recordes de temperatura máxima do ar para o mês de abril em 61 % das estações meteorológicas do país. Em 11 estações os recordes alcançados no dia 26 foram ultrapassados no dia 27.
O valor recorde para o mês de abril de 36ºC em Pinhão, registado em 1945, foi ultrapassado esta quinta-feira em sete estações meteorológicas: 36.9º C (Mora), 36.7 °C (Amareleja), 36.5 °C (Neves de Corvo), 36.4ºC (Alvega), 36.3 °C (Alcácer do Sal), 36.2 °C (Alvalade/Sado) e 36.1 °C (Portel).
Segundo o IPMA, esta situação meteorológica, que está a influenciar o estado tempo no território Continental, dará origem a uma terceira onda de calor em diversas regiões do Pais, das quais se destacam: Alentejo, Lezíria do Ribatejo e Beira Interior.
É importante saber se a ausência de chuvas e elevadas temperaturas neste mês de Abril, se deve à Natureza ou se está a ser provocado pelo Homem.