OMS anula nomeação de Mugabe como embaixador da boa vontade

GovernmentZA / Flickr

Robert Mugabe, presidente do Zimbabué

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou este domingo que decidiu anular a nomeação do Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, como embaixador da boa vontade da organização, após várias críticas a esta escolha.

“Ouvi cuidadosamente todos os que expressaram preocupação e as distintas questões que foram manifestadas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa declaração escrita.

“Nos últimos dias refleti sobre a nomeação. Como tal decidi revogar a nomeação“, acrescenta o responsável máximo da Organização Mundial de Saúde.

A nomeação de Mugabe como embaixador da boa vontade da OMS, anunciada esta semana, suscitou a indignação de ativistas que consideram que o sistema de saúde do Zimbabué colapsou durante o regime autoritário de Mugabe, que está no poder desde 1980.

A OMS tinha apontado os esforços do Zimbabué na luta contra o tabaco e doenças não transmissíveis para justificar a polémica escolha do presidente Robert Mugabe.

Além dos ativistas, também o Reino Unido, antiga potência colonial, fez críticas a essa nomeação, considerando a decisão da OMS “surpreendente e dececionante, em particular à luz das sanções dos Estados Unidos e da União Europeia contra” Mugabe.

Ao Reino Unido juntaram-se os Estados Unidos, que disseram que a “nomeação contradiz claramente os ideais das Nações Unidas de respeito pelos direitos humanos e pela dignidade humana”.

De acordo com o Diário de Notícias, no Zimbabué a maior parte dos hospitais tem falta de medicamentos e equipamentos, enquanto Mugabe viaja para o estrangeiro quando precisa de tratamento médico. Além disso, os profissionais de saúde como os médicos ou enfermeiros ficam muitas vezes sem salários.

Várias ONGs, como a Human Rights Watch, reagiram à indicação Mugabe, acusando-o de praticar violações aos direitos de alimentação, de reunião de expressão e de reprimir a oposição daqueles que não o apoiam. Presidente do Zimbábue há 37 anos, aos 93 anos de idade Mugabe é o chefe de Estado mais velho do mundo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.