/

Oligarcas russos estão a fugir às sanções graças às criptomoedas

4

Os oligarcas russos estão a recorrer às criptomoedas para fugir às sanções aplicadas pelo Ocidente e às restrições impostas por Putin à saída de rublos.

As sanções económicas aplicadas pelo Ocidente à Rússia estão a resvalar nos oligarcas russos. O bloqueio do sistema SWIFT está a ser contornado, em grande parte, através das criptomoedas e do CIPS, o sistema chinês semelhante ao SWIFT.

Vladimir Putin tentou travar a saída de rublos do país, para evitar um agravamento do colapso da moeda. Além disso, o Presidente russo congelou as reservas russas em euros e dólares, salienta o JN.

As corretoras de moedas digitais não reguladas têm sido a solução dos oligarcas russos para fugir às sanções.

“A bitcoin valorizou cerca de 15% desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Trata-se de um comportamento atípico, visto que as criptomoedas são percecionadas como ativos de risco e, normalmente, têm tendências similares às ações e outros ativos que têm sido penalizados na última semana”, explicou Paulo Rosa, economista sénior do Banco Carregosa, ao matutino.

“Provavelmente, a BTC tem sido utilizada pelo povo russo para contornar as sanções impostas pelo Ocidente e respetivo bloqueio aos pagamentos internacionais via Swift”, acrescentou.

As restrições levaram tanto russos como ucranianos a optar por criptoativos que sirvam de reserva de valor e de forma a fazer circular dinheiro. Segundo o Jornal de Negócios, a troca de rublos e hryvnias em bitcoin disparou 258% só no primeiro dia da invasão da Rússia à Ucrânia.

Bruxelas decidiu incluir o mercado das criptomoedas no pacote de sanções aplicadas pelo bloco europeu aos oligarcas russos.

“Não acredito que os oligarcas russos recorram às cripto para contornar sanções por uma simples razão: a tecnologia blockchain rastreia todos os movimentos financeiros, pelo que é mais fácil realizar operações financeiras opacas com dólares e arte, por exemplo, do que com criptoativos”, escreveu o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, no Twitter.

“A conversão de rublos em criptoativos enfraquece a moeda russa e por isso enfraquece a própria Rússia, pelo que não entendo esta oposição ao mercado cripto”, escreveu, por sua vez, o CEO da Binance, Changpeng Zhao.

ZAP //

4 Comments

  1. Parece que as filhas do putin vivem em grande luxo lá na Holanda. Eles deviam expulsá-las do país. Afinal ele anda a matar os filhos dos outros então as filhas dele também deviam sentir as consequências da guerra. O Portas disse que o putin quer ser czar, o que prova que ele está mesmo na loucura total. Os monárquicos são monárquicos porque já vem de uma linhagem muito muito antiga de monarcas, agora este estupido querer-se autoproclamar monárquico evidencia a loucura total. Diz ele que está a defender os valores de Lenine, ora Lenine foi um dos grandes comunistas. Ele é uma total contradição, ora diz que defende os valores do comunismo de Lenine ora evidência que quer ser czar. Dizia ele que os outros são corruptos, mas um presidente que se tornou multimilionário enquanto está a presidente de um país e anda metido em gastos luxuosos declarando apenas que tem 2 carros antigos e 2 apartamentos simples, deixa muito a desejar.

    • O Kim da Coreia estudou na Suíça, “escondido” com a ajuda das autoridades suíças… agora é mais um louco com poder “ilimitado”!…

      • Já está a faltar comida aos ucranianos, enquanto as filhas do putin devem estar a refastelar-se em caviar e champanhe.

      • Se fossem só as filhas do Putin… enquanto o próprio povo russo está cada vez mais pobre, os oligarcas russos (amigos do Putin) compram “meio-mundo” e vivem nos maiores luxos em Londres, Paris, Mónaco, Suíça, etc, etc – e ninguém lhes perguntou de onde veio o dinheiro…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.