“Olá pai, olá mãe”. Detido burlão do WhatsApp (usava 224 cartões em simultâneo)

1

Foi detido “em flagrante delito” um cidadão estrangeiro de 41 anos por suspeitas de ter praticado vários crimes de burla qualificada com o esquema “Olá, Mãe” ou “Olá, Pai” que é usado através do WhatsApp.

A detenção foi feita na região de Leiria pela Polícia Judiciária (PJ) após uma busca domiciliária.

A operação levou também à apreensão de sete modem’s, onde o suspeito usava 32 cartões SIM que lhe permitiam realizar as burlas através do WhatsApp com recurso a 224 cartões em simultâneo.

Deste modo, o suspeito podia receber e enviar “milhares de mensagens” num único dia, “com os argumentos conhecidos por “Olá mãe, olá pai”, explica a PJ em comunicado.

O esquema tinha como alvo pais e mães, sobretudo pessoas “de idade avançada”, que “acreditando que estavam a falar com os filhos” e que estes estavam “em dificuldades financeiras e/ou a necessitar de concretizar pagamentos urgentes, dispunham-se, de imediato, a efectuar uma transferência/pagamento cujos valores variavam”, refere ainda a PJ.

Algumas pessoas foram burladas em “milhares de euros”, nota a força policial.

Só em Leiria, houve “mais de 200 denúncias, com valores que, no total, ultrapassam os 100 mil euros“, aponta ainda o comunicado da PJ.

As autoridades também apreenderam “milhares de cartões, mais de sete mil cartões por utilizar e mais de mil e quinhentos já utilizados em práticas delituosas”, destaca também.

O detido, um homem de 41 anos de nacionalidade estrangeira, interagia com terceiros num esquema que passava por Portugal e por outros países, realizando “milhares de burlas informáticas”, conclui a PJ.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.