Nova burla no WhatsApp rouba as contas às vítimas

O burlão contacta as vítimas fazendo-se passar por um dos seus contactos e tenta roubar um código que lhe dá acesso à conta de WhatsApp.

Depois do famoso “Olá, Pai” ou “Olá, Mãe”, há um novo esquema fraudulento a circular no WhatsApp. Segundo o Action Fraud, o departamento de polícia britânica responsável pelo cibercrime, a burla consiste em roubar as contas de WhatsApp das vítimas.

A autoridade alerta que o esquema começa quando o criminoso já entrou numa das contas de um dos seus contactos e faz-se passar pelo seu familiar, amigo, ou colega de trabalho em questão, começando a enviar-lhe mensagens.

Pouco tempo depois, deve receber uma mensagem do próprio WhatsApp com um código com seis dígitos. Isto acontece porque o burlão está a tentar entrar na sua conta com o seu contacto telefónico, tendo a aplicação enviado o código para se certificar que a pessoa que quer entrar na conta é efetivamente o proprietário.

É provável que o burlão diga depois que lhe enviou o seu código por engano, pedindo-lhe que lhe envie os números. Quando o criminoso tem este código, pode entrar na sua conta de WhatsApp e apropriar-se dela.

Assim vai continuando o ciclo, com o burlão a usar depois a sua conta para fazer o mesmo aos seus contactos. O objetivo é apropriar-se das contas para as usar para burlar outras pessoas, de forma a que se perca o rasto dos responsáveis.

Para se proteger deste esquema, nunca deve partilhar o seu código com ninguém e deve suspeitar se receber a mensagem com o número quando não está a tentar entrar na sua própria conta. Telefone ao contacto que o está a abordar para verificar a identidade da pessoa que controla o WhatsApp.

Pode também ativar o sistema de verificação de conta de dois passos, que acrescenta mais uma proteção à sua conta. Para isto, vá às definições, conta, verificação de dois passos, ativar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.