/

É oficial. Em 2020, a Holanda deixa de se chamar Holanda

21

Esta quarta-feira, 1 de janeiro, a Holanda abandonou oficialmente o nome a que esteve associada durante 25 anos, passando a ser designada como Países Baixos. A mudança, que custará cerca de 200 mil euros ao Executivo, visa renovar a estratégia turística ao país.

A partir de agora, empresas, embaixadas, ministérios, municípios e universidades serão obrigadas a referir-se ao Estado das tulipas e dos moinhos de vento como Países Baixos, escreve a Rádio Renascença, citando a agência noticiosa EFE.

Em outubro do ano passado, o Governo holandês tinha já avançado que pretendia mudar a sua estratégia de marketing, reposicionando-se no mercado de uma nova forma, sem ser apenas associado à cultura do uso de drogas e do “Red Light District” em Amesterdão.

“Queremos apresentar a Holanda como um país aberto, criativo e inclusivo. Modernizamos a nossa abordagem”, disse na época uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Holanda, citada pelo jornal britânico The Guardian.

A Holanda, recorde-se, representa apenas duas das 12 províncias dos Países Baixos, Holanda do Norte e Holanda do Sul. O topónimo poderia vir das palavras “holt lant” dos antigos holandeses, com as quais descreveram uma área perto de Dordrecht e que é traduzida como “terra arborizada”.

“É um pouco estranho que se promova apenas uma pequena parte dos Países Baixos no estrangeiro, isto é, só a Holanda”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência espanhola EFE.

O logótipo internacional do país foi também alterado, tal como tinha já sido anunciado em outubro. A partir de agora, terá as iniciais NL (Nederlands), que juntas formam uma tulipa. A tradicional cor laranja mantém-se.

Prevê-se que 42 milhões de pessoas visitem o país anualmente até 2030, contra 18 milhões em 2018. As atrações conhecidas de Amesterdão são um importante fator de atração, levando a reclamações de superlotação na capital holandesa.

  ZAP //

21 Comments

  1. Malucos, o país se chama Nederland (Pais Baixo) desde há centenas de anos. Holanda era um nome só no estrangeiro, como ‘Laranja’ para Portugal

    • mais um iluminado… Portugal nao se chama laranja em pais nenhum do mundo
      As laranjas é que se chamam Portucale como acontece na Romenia

    • Mais um iluminado. Has-de me dizer em que pais do mundo Portugal se chama laranja
      Querias dizer é que em alguns paises as laranjas sao chamadas de Portucale como acontece na Romenia

  2. Sou Brasileiro, e adoro ler as matérias dos sites portuguêses, melhoro minha grámatica e ainda me divirto com os comentários.

    • Ahahah… Tem razão Fabrício. Os Portugueses têm um sentido de humor muito peculiar. Alguns Brasileiros queixam-se por vezes de achar o nosso humor demasiado diferente. Mas outros como você, apreciam-no. Eu aprecio ambos.

  3. E e os nossos deputados decidirem chamar a Portugal, Portulândia? O ministério do Turismo, ao ler esta sugestão, julgo que a tentará pôr em prática porque todos os amantes da Walt Disney, com este nome ainda nos vêm visitar com o intuito de verem os personagens da Walt Disney. E se isso ocorrer, eles irão ficar satisfeitos por aqui verem que tais personagens são reais e não virtuais.

  4. Países Baixos que paradoxalmente têm os habitantes mais altos, da Europa. Gostam de trocadilhos os Holandeses… (ainda não sei qual o seu novo nome).

    Epá, mas deixem lá estar o Red Light District sossegadinho…

  5. Lamento informar mas não será uma simples mudança administrativa do nome do País que fará com que seja conhecido automaticamente como tal. Uma ou mesmo duas gerações e a coisa fica feita.

  6. Meu Jesus, tenha paciência!!! Porto da Gália ou resumidamente, Portugal!!! Nós aqui do Brasil nos divertimos muito com vocês!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.