É oficial. Em 2020, a Holanda deixa de se chamar Holanda

Esta quarta-feira, 1 de janeiro, a Holanda abandonou oficialmente o nome a que esteve associada durante 25 anos, passando a ser designada como Países Baixos. A mudança, que custará cerca de 200 mil euros ao Executivo, visa renovar a estratégia turística ao país.

A partir de agora, empresas, embaixadas, ministérios, municípios e universidades serão obrigadas a referir-se ao Estado das tulipas e dos moinhos de vento como Países Baixos, escreve a Rádio Renascença, citando a agência noticiosa EFE.

Em outubro do ano passado, o Governo holandês tinha já avançado que pretendia mudar a sua estratégia de marketing, reposicionando-se no mercado de uma nova forma, sem ser apenas associado à cultura do uso de drogas e do “Red Light District” em Amesterdão.

“Queremos apresentar a Holanda como um país aberto, criativo e inclusivo. Modernizamos a nossa abordagem”, disse na época uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Holanda, citada pelo jornal britânico The Guardian.

A Holanda, recorde-se, representa apenas duas das 12 províncias dos Países Baixos, Holanda do Norte e Holanda do Sul. O topónimo poderia vir das palavras “holt lant” dos antigos holandeses, com as quais descreveram uma área perto de Dordrecht e que é traduzida como “terra arborizada”.

“É um pouco estranho que se promova apenas uma pequena parte dos Países Baixos no estrangeiro, isto é, só a Holanda”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência espanhola EFE.

O logótipo internacional do país foi também alterado, tal como tinha já sido anunciado em outubro. A partir de agora, terá as iniciais NL (Nederlands), que juntas formam uma tulipa. A tradicional cor laranja mantém-se.

Prevê-se que 42 milhões de pessoas visitem o país anualmente até 2030, contra 18 milhões em 2018. As atrações conhecidas de Amesterdão são um importante fator de atração, levando a reclamações de superlotação na capital holandesa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Malucos, o país se chama Nederland (Pais Baixo) desde há centenas de anos. Holanda era um nome só no estrangeiro, como ‘Laranja’ para Portugal

  2. Sou Brasileiro, e adoro ler as matérias dos sites portuguêses, melhoro minha grámatica e ainda me divirto com os comentários.

    • Ahahah… Tem razão Fabrício. Os Portugueses têm um sentido de humor muito peculiar. Alguns Brasileiros queixam-se por vezes de achar o nosso humor demasiado diferente. Mas outros como você, apreciam-no. Eu aprecio ambos.

  3. E e os nossos deputados decidirem chamar a Portugal, Portulândia? O ministério do Turismo, ao ler esta sugestão, julgo que a tentará pôr em prática porque todos os amantes da Walt Disney, com este nome ainda nos vêm visitar com o intuito de verem os personagens da Walt Disney. E se isso ocorrer, eles irão ficar satisfeitos por aqui verem que tais personagens são reais e não virtuais.

  4. Países Baixos que paradoxalmente têm os habitantes mais altos, da Europa. Gostam de trocadilhos os Holandeses… (ainda não sei qual o seu novo nome).

    Epá, mas deixem lá estar o Red Light District sossegadinho…

  5. Lamento informar mas não será uma simples mudança administrativa do nome do País que fará com que seja conhecido automaticamente como tal. Uma ou mesmo duas gerações e a coisa fica feita.

  6. Meu Jesus, tenha paciência!!! Porto da Gália ou resumidamente, Portugal!!! Nós aqui do Brasil nos divertimos muito com vocês!!!

RESPONDER

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …