Astrónomos detetam “oceano” invisível de matéria escura a girar fora da Via Láctea

NASA / ESA / JPL-Caltech / Conroy et. Al

O mapa revela uma mancha brilhante, um rastro de estrelas, sob o halo da Via Láctea.

Um misterioso rasto de estrelas, agitado por uma galáxia que deve colidir com a Via Láctea, pode estar prestes a desvendar os mistérios da matéria escura.

Uma equipa de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, fez um mapa do halo galáctico, com a ajuda de dados de telescópios da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA).

De acordo com os astrónomos, à medida que a Grande Nuvem de Magalhães se desloca pelo halo – localizado nos confins da Via Láctea – a sua gravidade provoca uma perturbação que deixa um rasto.

A equipa suspeita de que a zona do halo galáctico, onde escasseiam as estrelas, pode consistir num depósito de matéria escura.

O rasto “é formado por matéria escura e arrasta as estrelas consigo”, permitindo, assim, a sua deteção, explicou Nicolás Garavito-Camargo, em comunicado.

“As estrelas que se veem a seguir a Grande Nuvem de Magalhães no novo mapa estrelar são o contorno deste rasto de matéria escura, sobre a qual ‘flutuam’ como restos flutuantes num oceano invisível”, explica a equipa da universidade norte-americana.

A matéria escura não reflete nem absorve a luz, mas a descoberta da mesma explica os drásticos efeitos gravitacionais sobre o movimento das estrelas e do gás no Universo. Com esta investigação, os cientistas vão poder, finalmente, estudar esta misteriosa matéria.

Os cientistas explicam ainda que a gravidade da matéria escura atrai e desacelera a Grande Nuvem de Magalhães enquanto orbita a Via Láctea, um fenómeno que tem implicações no futuro da nossa galáxia.

“Isto fará com que a órbita da Grande Nuvem de Magalhães se torne cada vez menor […] até que, finalmente, choque com a Via Láctea daqui a uns dois mil milhões de anos”, acrescenta o comunicado.

O artigo científico foi publicado em abril na Nature.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …