Obras inéditas de Sophia de Mello Breyner escondidas na sua biblioteca pessoal

D.R.

Vários poemas, cartas e traduções de Sophia de Mello Breyner inéditos estavam escondidos na biblioteca pessoal da escritora, na sua casa em Lagos, no Algarve.

As obras inéditas foram encontradas pelo seu neto, Martim Sousa Tavares, que é filho do escritor Miguel Sousa Tavares. A descoberta deu-se em 2015, quando visitou a biblioteca pessoal de Sophia à procura do livro “Levantado do Chão”, de José Saramago. Dentro do livro estava uma “belíssima” dedicatória para a sua avó.

“Achei aquilo engraçado, porque como eles eram os dois nomeados para o Prémio Nobel, e ele ganhou, e ela disse sempre que aquilo não lhe interessava, havia esta ideia de que eles não se davam bem e que eram dois autores completamente avessos. E aquela dedicatória deita por terra essa teoria. Eles davam-se muito bem e tinham imenso respeito“, explicou Martim Sousa Tavares à Rádio Renascença.

De entre os milhares de livros das estantes da biblioteca de Sophia, Martim encontrou mais de trezentas obras com dedicatórias à poeta. “Estão lá literalmente todos. Carlos Drummond de Andrade, Vinícios de Moraes, Cecília Meireles, o mais velho é o Teixeira de Pascoaes nascido ainda no século XIX e vai até ao Frederico Lourenço”, detalhou o neto. Além das dedicatórias, dentro de muitos livros, encontrou postais e cartas.

Martim Sousa Tavares recorda ainda uma viagem que a sua avó fez com a escritora Agustina Bessa-Luís. As duas foram “de Carocha da Granja até à Grécia”. Foi nessa viagem que comprou a “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, uma das obras que viria a traduzir.

O jovem maestro conta ainda que encontrou “primeiros manuscritos sempre dos mesmos poemas e depois já passados à máquina e uma segunda versão à máquina, limpa e certa”.

Martim destacou ainda uma “carta que Sophia escreveu para Jorge de Sena” e que não se encontra incluída na coletânea, publicada em 2010, que reúne a correspondência entre os dois autores. A carta foi “passada a limpo e provavelmente apreendida pela PIDE”, conta o neto. “É uma das muitas cartas que nunca se encontraram. A carta estava metida dentro deste livro desde 1961”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …