Vários destinos de férias populares, como a Itália ou a Turquia, estão a oferecer experiências para quem quer fazer uma “desintoxicação” do ruído e aproveitar umas férias tranquilas.
À medida que a vida moderna se torna cada vez mais barulhenta e estimulante, uma nova tendência de viagem está a ganhar popularidade: o turismo silencioso. Desde praias onde é proibido falar a passeios guiados pelos locais mais calmos de uma cidade, cada vez mais viajantes procuram escapadelas pacíficas para se desligarem do burburinho constante da vida quotidiana.
Para os que anseiam pela solidão, Eremito, na Úmbria, Itália, oferece um retiro verdadeiramente silencioso. Aninhado numa floresta de 3000 hectares protegida pela UNESCO, este histórico eremitério de pedra foi concebido para a desintoxicação digital e a autorreflexão, explica a Euronews.
Sem Internet, sinal de telefone ou televisão, os hóspedes podem mergulhar na simplicidade. Os quartos espartanos imitam o estilo de vida monástico dos eremitas do passado, enquanto os jantares silenciosos – acompanhados apenas por cantos gregorianos – incentivam a introspeção. O retiro é ideal para os viajantes que querem escapar às distracções diárias e abraçar um modo de vida minimalista.
A capital da Suécia também está a abraçar o turismo tranquilo com o seu “Guia do Silêncio”, um mapa que destaca os locais serenos da cidade. O guia apresenta 19 parques, incluindo 11 reservas naturais com 65 trilhos para caminhadas.
Entre os locais tranquilos está o Sinnenas Trädgård, ou o Jardim dos Sentidos, onde os visitantes podem descontrair entre flores perfumadas, o som suave da água a ondular e o ruído do cascalho sob os pés. Entretanto, o Aluddsparken, na ilha de Stora Essingen, oferece um refúgio tranquilo à beira do lago, protegido da agitação da cidade.
Enquanto a Costa Turquesa da Turquia é conhecida pela sua animada vida noturna, a Baía de D Maris oferece uma alternativa mais tranquila. Rodeado por pinhais e olivais, o resort dispõe da Praia do Silêncio, uma enseada isolada onde a música e os ruídos altos são estritamente proibidos. Esta praia só para adultos oferece uma rara oportunidade de relaxar em paz ininterrupta, tornando-a um refúgio ideal para quem procura uma pausa das estâncias cheias de gente e cheias de festas.
Para os viajantes que gostam de atividades em grupo mas preferem evitar conversas de circunstância, a Silent Walks no sudeste de Inglaterra oferece a solução perfeita. Fundada por pessoas que gostam de caminhar em companhia enquanto apreciam momentos de silêncio, essas caminhadas guiadas incentivam a atenção plena e uma conexão mais profunda com a natureza. Embora os participantes sejam livres de socializar antes e depois da caminhada, a viagem em si permanece livre de palavras, permitindo a reflexão e a clareza mental.
À medida que as pessoas procuram cada vez mais formas de se desligarem do ruído digital e da sobre-estimulação, espera-se que o turismo silencioso cresça.