O segredo da longevidade é, afinal, uma atitude positiva

Uma boa alimentação e a prática de exercício físico melhoram a nossa longevidade. Mas para os 29 habitantes centenários de Cilento, em Itália, chegar aos 100 anos depende da atitude positiva com que encaram a vida.

Um estudo publicado recentemente na revista International Psychogeriatrics acompanhou a saúde mental de 29 moradores de nove aldeias da região italiana de Cilento, conhecida por juntar centenas de pessoas com mais de 90 anos.

Apesar de haver inúmeros estudos realizados com idosos, este destaca-se por não se focar na genética mas sim na saúde mental e na personalidade.

Em comunicado, Dilip V. Jeste, principal autor do estudo e professor da Universidade da Califórnia, nos EUA, explica que os temas principais do estudo assentam nas características associadas à melhor saúde mental observada nessa população rural.

“A positividade, ética de trabalho, teimosia e uma forte ligação com a família, religião e terra” são as características que sobressaem. De acordo com este estudo, “o amor pelo ambiente onde vivem” é uma característica muito forte na população idosa de Cilento e determinante para a sua longevidade.

Segundo a BBC, o estudo destaca também o “equilíbrio entre a aceitação e a determinação de superar as adversidades”, assim como a constante atitude positiva que “deve dar propósito à vida”.

Para chegar a estes resultados, a equipa de cientistas responsável pelo estudo fez análises quantitativas e realizou entrevistas aos centenários e à sua família, com o intuito de conhecer a personalidade e as histórias de vida – eventos traumáticos, migrações ou crenças individuais, por exemplo.

A maior parte dos centenários são pessoas que passaram por depressões, tiveram que migrar ou perderam entes queridos”, constata Jeste. “Para seguir em frente, tiveram que aceitar que a situação não poderia mudar”, porém, “conscientes e com vontade de seguir em frente”.

Embora a sua saúde física se tenha deteriorado com a idade, esta atitude faz com que os idosos mantenham o seu bem-estar mental. A maioria dos participantes, apesar das suas condicionantes, continua a ser ativa.

“Não existe uma forma única de chegar aos 90 ou aos 100 anos, nem tampouco acho que para chegar lá seja necessário uma mudança radical de personalidade”, afirma Jeste.

Ainda assim, este estudo prova que há contributos importantes para a nossa longevidade que dependem de nós próprios. A resiliência, o comprometimento e a confiança em nós mesmos são alguns deles.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …