/

Saiba o que pesa mais na sua conta da luz (e como poupar ao final do mês)

6

O aumento dos preços da energia elétrica em diversos países tem feito cada vez mais pessoas questionarem-se o que fazer para reduzir os gastos e conseguir pagar as contas no final do mês.

Existem coisas básicas como desligar a luz sempre que sair de uma divisão. Mas poucos pensam onde colocar o frigorífico ou qual o eletrodoméstico que mais consome energia em toda a casa.

Confira os principais pontos para economizar energia em casa:

Ar condicionado e chuveiro elétrico

Nos países de clima frio, o consumo de energia é maior no inverno, devido à necessidade de aquecimento das casas.

Um ar-condicionado tipo split de 12.000 BTUs de potência — um dos modelos mais comuns nas casas —, que fica ligado oito horas por dia, durante os 30 dias de um mês, representa um consumo mensal médio de energia de 194 kWh.

Para se ter uma ideia, isso é mais de duas vezes o consumo médio de um chuveiro elétrico ligado 30 minutos por dia — e o chuveiro é o segundo equipamento doméstico que mais pesa na conta de luz.

A empresa especializada em refrigeração Dufrio e a fabricante de aparelhos de ar-condicionado Consul dão dicas de como economizar com o ar condicionado:

  • 23ºC é o ideal: Mantenha o termostato do seu aparelho sempre regulado. A temperatura indicada para a maioria dos ambientes fica na casa dos 23ºC.
  • Portas, janelas e cortinas fechadas: Deixe portas e janelas fechadas para manter o ar gelado no espaço e evite que o sol bata no ambiente a ser refrigerado.
  • Aparelho no alto: Os modelos, na sua maioria, devem ser instalados no alto da divisão, pois assim podem arrefecer o ambiente de maneira uniforme, sem consumir energia desnecessariamente.
  • Potência certa: Compre aparelhos com potência ideal para o tamanho do espaço, assim evita gasto de energia e de dinheiro à toa.
  • Seja amigo da função sleep: Nada de dormir com o aparelho ligado a noite toda. Com a função sleep, o aparelho é programado para desligar depois de funcionar um tempo suficiente para arrefecer o ambiente.
  • Para uso prolongado, modelo inverter: Avalie a quantidade de tempo que o aparelho ficará ligado. Se precisar de usar o ar-condicionado durante quase o dia todo, um modelo inverter pode ser o mais indicado. Isto porque tem um consumo mais baixo, por manter o seu compressor ligado constantemente, sem permitir oscilação de temperatura.
  • Parte externa na sombra: A parte externa do aparelho de ar-condicionado deve sempre estar protegida do contacto direto com o sol.
  • Aparelho sempre limpo: Mantenha os filtros do seu aparelho sempre limpos. Isso reduz o consumo de energia, aumenta a vida útil do aparelho, diminui ruídos e evita a proliferação de microrganismos.

Para o chuveiro elétrico, as dicas para economizar energia segundo especialistas são as seguintes:

  • Coloque o chuveiro no modo verão;
  • Reduza o tempo de banho;
  • Feche o chuveiro para procedimentos mais demorados como fazer a barba, depilar as pernas ou hidratar os cabelos com máscara;
  • Nunca reutilize uma resistência queimada. Além de aumentar o consumo, isso coloca em risco a sua segurança;
  • Mantenha as saídas de água do chuveiro limpas.

Uso eficiente dos eletrodomésticos

Depois do ar condicionado e do chuveiro, é hora de olhar para os outros eletrodomésticos.

“É muito importante comprar eletrodomésticos com alto nível de eficiência energética”, afirma Enrique García, da Organização de Consumidores e Usuários da Espanha, à BBC.

A recomendação é dar preferência aos eletrodomésticos classificados como classe A. E fazer o melhor uso de cada um dos equipamentos é fundamental para economizar eletricidade em casa.

“Em termos de gasto de energia, um eletrodoméstico que consome muita energia é o frigorífico, porque fica 24 horas ligado à tomada. É um dos eletrodomésticos no qual temos que nos focar mais na eficiência energética”, recomenda García.

Para que o frigorífico funcione da maneira ideal, é importante seguir estas recomendações:

  • Evite acumulação de gelo;
  • Mantenha a parte traseira ventilada e sem poeira, deixando um espaço entre o frigorífico e a parede para que o ar possa circular;
  • Instale o frigorífico longe de fontes de calor, como o forno, e certifique-se de que não está exposto à luz solar direta.
  • Evite guardar alimentos quentes que aumentem a temperatura no interior do equipamento;
  • Guarde os alimentos com espaço suficiente entre eles para que o ar circule, facilitando o arrefecimento;
  • Por fim, algo que pode parecer insignificante, mas não é: abra o frigorífico o mínimo possível para evitar a perda de frio para o ambiente.

Na máquina de lavar, a recomendação é optar sempre que possível pelos ciclos de lavagem mais curtos ou pelo modo económico da máquina, que diminui o consumo de energia e água.

Acumular peças usadas no cesto de roupa, deixar as peças mais sujas de molho no balde ou tanque antes da lavagem e usar a quantidade recomendada pelos fabricantes de sabão e amaciador também são boas dicas para usar a máquina de lavar menos vezes.

A máquina de secar, por sua vez, é um aparelho que consome muita energia. Embora facilite a vida de quem mora em apartamentos pequenos ou imóveis sem quintal, o seu uso deve ser evitado sempre que possível.

Quanto à máquina de lavar louça, que consome muita energia e é usada com um pouco mais de frequência por quem tem o aparelho, uma recomendação é reduzir o número de lavagens aproveitando toda a capacidade dela e posicionando a louça de forma adequada para otimizar o espaço disponível.

“Com isso você pode cortar as lavagens para metade”, diz García.

Recomenda-se desligar as placas elétricas do fogão por indução ou o forno elétrico ou a gás um pouco antes do tempo necessário para cozinhar.

“Aproveitar o calor residual ao desligar um pouco antes do tempo de uso e usar esse calor residual para terminar de cozinhar o alimento também ajuda a economizar. Se você tem um alimento que precisa de uma hora no forno e desliga dez minutos antes, consome 15% menos energia”, explica o especialista.

Use panelas e frigideiras com o diâmetro certo para cada boca do fogão para evitar que o calor seja desperdiçado. Outro truque é tapar as panelas para aproveitar melhor o calor.

Evite o “consumo fantasma”

É daqueles que desliga a televisão com o comando? A luz vermelha continua lá. Pouco a pouco, dia a dia, minuto a minuto, eletricidade está a ser desperdiçada.

Um simples gesto como desligar o eletrodoméstico da tomada pode levar a uma economia considerável de energia elétrica no final do ano.

O mesmo acontece com computadores, impressoras, carregadores de telemóvel, aparelhos de som, microondas e routers, entre muitos outros dispositivos permanentemente ligados à rede elétrica das nossas casas. É o que se chama de “falso desligamento”.

Por isso, quando parar de usar um aparelho, desligue-o completamente, não deixe em modo de repouso, pois, embora menos, continua a consumir.

Também deve-se ter em mente que quanto mais antiga a televisão, mais ela consome.

“[Desligar os aparelhos completamente] representa uma poupança significativa. Estimamos que o consumo fantasma pode variar entre 7% e 10% do consumo anual de uma casa”, afirma García.

Troque as lâmpadas

As lâmpadas tradicionais consomem uma quantidade excessiva de eletricidade, por isso precisam de ser substituídas por outras mais eficientes.

Lâmpadas halógenas, fluorescentes compactas e luzes LED usam 25% a 80% menos eletricidade e duram de 3 a 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescente tradicionais.

Embora as lâmpadas mais modernas sejam mais caras, geram poupança a longo prazo.

A grande questão é: quanto se pode economizar?

Por esta altura, pode estar a questionar-se quanto é que pode economizar seguindo estas recomendações.

“Estimamos que com eficiência energética, ou seja, somando todas essas medidas, seja possível economizar até 30% da conta”, diz o especialista.

// BBC

6 Comments

  1. O que pesa mais na conta da luz são as más políticas praticadas pelo Governo do Primeiro-Ministro António Costa e a união europeia (ue), em conjunto com a privatização das Energias de Portugal (EDP) que fazem os Portugueses pagar um preço elevado pela electricidade.

  2. Muda para a Iberdrola ou outra que não tenha sido intervencionada por qualquer Governo. Assim, até podes ter energia de borla. Ou então produz a tua própria energia. Faz-te à vida. Não esperes que sejam os outros a ter o trabalho todo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.