O TK Elevator Testturm é um arranha-céus que se tornou uma atração turística. Mas não fica numa grande cidade, tão-pouco tem apartamentos ou escritórios. Então, para que serve?
Com uma altura de 243 metros, esta torre da empresa de elevadores e escadas mecânicas TK Elevator dedica-se exclusivamente ao teste e desenvolvimento de aparelhos de alta velocidade, o que faz dela um verdadeiro “laboratório vertical”, como o descreve o El Confidencial.
A principal missão desta torre, localizada perto da cidade de Rottweil, na Floresta Negra alemã, é testar os elevadores antes de serem instalados em arranha-céus de todo o mundo. “As torres de teste são indispensáveis para garantir a segurança dos elevadores em situações extremas“, explicou Tomio Pihkala, diretor de tecnologia da Kone, numa entrevista à CNN.
Estas instalações são, portanto, utilizadas para simular a queda livre e outros cenários críticos para verificar os sistemas de travagem e outros mecanismos de segurança. Estes testes são capazes de atingir até 18 metros por segundo, um ritmo vertiginoso que exige um ambiente real para verificar o seu funcionamento.
Nos últimos tempos, o TK Elevator Testturm tornou-se também um ponto turístico. Isto porque, em 2017, a empresa construiu, no topo do edifício, uma plataforma de observação que, alegadamente, é o mais alto de toda a Alemanha.
Os visitantes podem, no topo da torre, desfrutar de vistas panorâmicas da Floresta Negra e, em dias claros, até mesmo dos Alpes suíços.
Ainda que a Testturm não seja a única torre de testes no mundo, a sua singularidade torna-a uma referência global, escreve o El Confidencial. Existem instalações semelhantes em cidades como Atlanta (EUA) ou Zhongshan (China), mas a de Rottweil destaca-se pelo seu enfoque único no desenvolvimento e teste de elevadores, contribuindo mesmo para a segurança e fiabilidade destes sistemas em projetos de arranha-céus.
Depois de se conhecer a sua história, não é assim tão bizarro que um dos maiores arranha-céus da Europa fique situado no meio da floresta, numa zona onde estes testes podem ser realizados sem incomodar residentes.