O “Olho de Sauron” foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

Phil Vandenbossche e Nelson Kuna / CSIRO

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O formato valeu-lhe o nome de “Olho de Sauron”, numa referência à trilogia Senhor dos Anéis. 

O antigo vulcão submarino foi lentamente revelado pelo sonar multifeixe do navio de pesquisa oceânica RV Investigator, durante a exploração aos Territórios do Oceano Índico da Austrália (IOT), liderada pela Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO).

Está localizado a mais de 3.100 metros abaixo da superfície, a cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano.

Segundo o Science Alert, o vulcão emergiu como uma depressão gigante em forma oval, com 6,2 quilómetros de comprimento por 4,8 quilómetros de largura, e ganhou o nome de “Olho de Sauron”.

Além de estar rodeado por uma borda de 300 metros de altura (as pálpebras do hipotético olho), tem um pico em forma de cone com a mesma altura, bem no centro, que faz lembrar uma pupila).

Quando um vulcão se “desmorona”, é formada uma caldeira: o magma derretido na base eleva-se, deixa as câmaras vazias e a fina crosta sólida na superfície da cúpula desaba e cria uma cratera. À medida que o vulcão continua a expelir magma, é formado um novo pico no centro.

O sonar do RV Investigator permitiu identificar também outras estruturas proeminentes próximas do “Olho de Sauron”. Um mapeamento mais pormenorizado revelou uma montanha marítima repleta de pequenos cones vulcânicos, que foi apelidada de Barad-dûr (“Fortaleza Negra”), também inspirada no Senhor dos Anéis. 

Mais a sul, os cientistas encontraram outro monte submerso com um topo plano, batizado de Ered Lithiu (“Montanha das Cinzas”), seguindo as referências da trilogia de J. R. R. Tolkien.

As três estruturas estão localizadas no aglomerado de montanhas submarinas Karma, que os cientistas acreditam ter mais de 100 milhões de anos. Ao que tudo indica, formaram-se perto de uma antiga cordilheira marítima quando a Austrália se encontrava mais a sul, perto da Antártida.

“O cume plano de Ered Lithui foi formado pela erosão das ondas quando o monte submarino se projetou acima da superfície do mar, antes de voltar lentamente para o fundo do oceano. O cume está agora 2,6 quilómetros abaixo do nível do mar”, explicou Tim O’Hara, curador do do Museum Victoria, num artigo publicado no The Conversation.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …