A fragata USS Constitution foi lançada ao mar pela primeira vez em 1797. Foi batizada pelo próprio George Washington, o primeiro presidente dos EUA, ainda durante o seu mandato. É o navio mais antigo do mundo ainda em atividade.
Mais de 225 anos depois de zarpar pela primeira vez, a USS Constitution ainda navega — e é a embarcação mais antiga do mundo que podemos ver no mar.
O navio norte-americano de três mastros, construído em madeira, participou em grandes batalhas contra britânicos e franceses, enfrentou os piratas da Berbéria, e teve uma vida cheia de aventuras.
Atualmente, a mítica fragata participa principalmente em eventos diplomáticos da US Navy e funciona como autêntico museu flutuante da história dos EUA.
Foi construída no fim do Século XVII, lançada ao mar e comissionada pela Marinha dos Estados Unidos, então um jovem país que defendia a sua recém-adquirida independência.
Participou em batalhas famosas durante o conflito com a França, entre 1798 e 1800, a Guerra de Trípoli, contra os piratas da Berbéria, entre 1801 e 1805, e a Guerra Anglo-Americana entre junho de 1812 e fevereiro de 1815.
Durante a Guerra Civil nos EUA, a USS Constitution serviu como embarcação de treino, até ser retirada do serviço militar, em 1881.
Em 1907, foi transformada em museu e, após diversas intervenções de restauro, celebrou em 1997 o seu bicentenário com uma viagem de 40 minutos. Voltou ao mar em 2012, para celebrar os duzentos anos da sua maior proeza: a vitória contra o navio britânico Guerriere, em 1812.
Atualmente, o navio sai da doca pelo menos uma vez por ano, para uma viagem de demonstração, e volta ao porto de Boston onde retoma o seu merecido descanso por mais uns meses.
Com 75 tripulantes, a fragata mais antiga do mundo mede 62 metros, pesa cerca de 2.2 mil toneladas, e os seus 50 canhões são capazes de atingir a alvos a 1.1 km com grande precisão.
Ao longo dos seus mais de dois séculos de atividade, teve 80 comandantes. Este ano, pela primeira vez na sua história secular, a fragata é comandada por uma mulher, Billie J. Farrell, que faz desde janeiro uma comissão de 2 anos ao leme do navio — que é um museu, uma máquina de guerra e uma máquina do tempo.
ZAP // Hypeness
1797 é finais do seculo XVIII e não finais do seculo XVII