/

O maior livro do mundo tem 21.450 páginas e é fisicamente impossível lê-lo

1

Um único volume de edição limitada do mangá One Piece está ser anunciado como o maior livro do mundo. A obra esgotou em poucos dias.

Além de ser a série de mangá mais vendida da história, One Piece é também a segunda saga de livros mais vendida de todos os tempos, só perdendo para Harry Potter. Os capítulos de One Piece têm sido publicados, no Japão, desde 22 de julho de 1997, com os capítulos compilados e publicados em 103 volumes.

Esta nova obra, que compila toda a história de One Piece num único volume, tem 21.450 páginas e custa a módica quantia de 1.900 euros. Está a ser vendido como obra de Ilan Manouach — e não do criador original Eiichiro Oda —, intitulada ONEPIECE.

De acordo com a editora francesa JBE, citada pelo The Guardian, ONEPIECE não é visto como um livro, mas sim como “material escultural”,

A obra tem uma largura de lombada superior a 80 cm e, segundo a JBE, não pode ser lido ou exibido em livrarias. “É literalmente o maior livro do mundo de longe e pode ser admirado como a materialização de um ecossistema saturado pelos media”, lê-se no site da editora.

A edição limitada de 50 cópias esgotou poucos dias após o seu lançamento no dia 7 de setembro.

Ao criar um livro que não é possível ler, Manouach aparentemente queria destacar a forma como as bandas desenhadas existem como mercadoria e literatura. A CGC, por exemplo, é uma empresa que oferece um serviço em que classifica as bandas desenhadas dos clientes e envolve-as num plástico protetor.

A banda desenhada mais cara de sempre foi vendida, em 2011, por 2,16 milhões de dólares. A Action Comics #1 é conhecida por apresentar ao público o Super-Homem. A cópia vendida pelo valor recorde pertencia ao ator Nicholas Cage.

O porta-voz da JBE salienta que a obra não viola direitos de autor, uma vez que é fisicamente impossível ler o livro.

O mangá One Piece é listado pelo Guinness Book of Records como tendo o maior número de cópias publicadas para a mesma série de banda desenhada de um único autor, com mais de 416 milhões de cópias impressas até ao momento.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.