O famoso aeroporto da praia de Sint Maarten fez a primeira vítima mortal

Uma turista da Nova Zelândia, 57 anos, estava a assistir à descolagem de um avião quando foi atirada ao chão com o impacto do motor, na ilha de Sint Maarten, nas Caraíbas.

O incidente aconteceu no Aeroporto Internacional Princesa Juliana, onde todos os dias os aviões passam por cima das cabeças dos banhistas, que costumam ir a pé até à cerca do aeroporto para os verem levantar voo.

O Boeing 737-800 levantou voo em direção a Trinidad e a Tobago. Segundo a polícia, a mulher assistia à descolagem do avião, agarrada à cerca, quando no momento da descolagem foi derrubada com a força da explosão do motor. Segundo a BBC, a turista foi transportada para o hospital com ferimentos graves, onde acabou por morrer.

O incidente parece ser semelhante ao que aconteceu em 2012, quando uma mulher ficou  ferida sem gravidade depois de bater com a cabeça por ser empurrada pela força da descolagem do avião.

O aeroporto de Sint Maarten é único no mundo, por “permitir” que as pessoas sintam de perto os ventos da descolagem dos aviões, enquanto o avião sobrevoa as cabeças dos visitantes a uma altitude de 30 metros.

Apesar dos vários avisos afixados na zona a alertarem para o perigo de os banhistas permanecerem junto à cerca do aeroporto, por causa do impacto das descolagens e aterragens dos aviões, a curiosidade dos turistas é mais forte, como fazem crer as dezenas de vídeos publicados na Internet.

Todos os dias, centenas de turistas vão até Maho Beach para ver os aviões passar por cima das suas cabeças – essa é, aliás, uma das maiores atrações do local. É considerada uma das aterragens mais difíceis do mundo, devido à proximidade da terra – e da cabeça dos turistas – a que os aviões têm de fazer a aterragem.

No momento das descolagens, os banhistas são mesmo “lançados ao mar”, por vezes com força considerável, especialmente pelos aviões de grande porte, e arriscam a própria vida – a troco de alguns instantes de pura diversão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O nome da ilha em holandês é ou Sint Maarten ou St Maarten, em inglês St Martin ou Saint Martin e em português, obviamente, São Martinho!

  2. Permitam-me uma correção…..

    Sint Maarten é Holandês e Saint Martin Francês. A Ilha está dividida. Consultem o Google Maps. Irão encontrar uma linha divisória no mapa.

RESPONDER

"Sofagate". Michel pede desculpa a Von der Leyen por falta de reação a incidente em Ancara

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu esta terça-feira solenemente desculpa à líder da Comissão Europeia (UE) pela falta de reação ao "desplante diplomático" protagonizado por Ancara na semana passada. Von der Leyen destacou …

Altice Portugal acredita que "SIRESP vai acabar a 30 de junho"

O presidente da Altice Portugal disse que a empresa não teve "qualquer tipo de contacto por parte do SIRESP" sobre a continuidade do contrato, pelo lhe parece que a rede de emergência "vai acabar no …

Polícia do Capitólio foi avisada do ataque mas ordenada a não agir agressivamente

A Polícia do Capitólio dos Estados Unidos foi avisada antecipadamente sobre a violência dos atacantes do dia 6 de janeiro, mas os seus comandantes ordenaram aos oficiais que não usassem as suas táticas "mais agressivas" …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou um …

Coligação negativa trava "big brother fiscal" nas empresas

Foi aprovada no Parlamento uma proposta do PCP para mudar, de novo, a lei que regulamenta o envio de dados das empresas para o Fisco, com o voto contra do PS. É um travão ao …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Os buracos negros gostam de comer, mas têm várias regras de etiqueta à mesa

Uma equipa de astrónomos britânicos e holandeses concluiu que todos os buracos negros supermassivos no centro das galáxias parecem ter períodos em que engolem matéria dos seus arredores.  Astrónomos têm estudado galáxias ativas desde 1950. Estas …

Fim dos apoios às empresas acelera vaga de despedimentos

A pressão para pagar subsídios de férias e o fim da proibição de reduzir pessoal nos setores que tiveram ajudas vai potenciar uma vaga de despedimentos. O Jornal de Notícias ouviu advogados e associações sindicais que …

Camisola poveira

Vendas da camisola poveira disparam a nível mundial (e já há “uma Amazon” para a comprar)

A camisola poveira, peça de artesanato da Póvoa de Varzim, nunca se vendeu tanto como agora. As vendas dispararam à boleia da polémica apropriação do modelo pela estilista norte-americana Tory Burch que o comercializou como …