O cérebro é programado para ter horror à dieta

daniellehelm / Flickr

Comer ou não comer, eis a questão

Uma investigação sugere que o cérebro humano foi programado para odiar as dietas, e conclui duas coisas que já sabíamos: ter fome é muito desagradável, mas a fome é o melhor tempero.

Segundo cientistas americanos do Instituto Médico Howard Hughes, certas células do cérebro sensíveis à fome, conhecidas como neurónios AGRP, são as responsáveis pelo horror à dieta.

Os investigadores fizeram experiências que mostraram que estes neurónios são responsáveis pelas sensações desagradáveis associadas à fome, que tornam os petiscos irresistíveis.

Segundo o líder do grupo de cientistas, Scott Sternson, as emoções negativas associadas com a fome podem transformar a dieta e a perda de peso em uma tarefa muito difícil, e a explicação pode estar nestes neurónios.

Num ambiente no qual a comida está sempre disponível, os sinais difíceis de ignorar enviados por estes alimentos podem parecer irritantes para quem está de dieta.

Mas, do ponto de vista da evolução dos humanos, estes sinais podem fazer sentido.

Para os primeiros humanos – e para os animais selvagens – a busca por alimentos e água podia obrigar à presença num ambiente perigoso. E só um estímulo forte nos consegue levar a um local perigoso.

“Suspeitamos que estes neurónios nos castigam sempre que não lidamos com as nossas necessidades fisiológicas — como a fome”, explica Sternson à BBC.

Os neurónios AGRP não obrigam directamente um animal a comer, mas ensinam o animal a responder às pistas sensoriais que assinalam a presença de comida no ambiente.

“Acreditamos que estes neurónios são um sistema motivacional muito antigo, que obrigam o animal a satisfazer as suas necessidades fisiológicas”, afirmou Sternson.

A equipa do cientista americano também mostrou que há um grupo diferente de neurónios especializado em gerar sensações desagradáveis de sede.

As descobertas foram publicadas na revista especializada Nature.

geoff_mv / Flickr

Ter fome é muito desagradável

A fome é o melhor tempero

Desagradável

A fome afecta quase todas as células do corpo humano — e vários tipos de neurónios têm como função garantir que um animal se alimenta quando os seus níveis de energia estão baixos.

Mas, segundo Sternson, até agora o que os cientistas sabiam sobre estes neurónios não combinava totalmente com o que todo mundo já sabia: ter fome é muito desagradável.

“Havia uma previsão anterior de que haveria neurónios que nos fazem sentir mal quando estamos com fome ou sede. Isto faz sentido de um ponto de vista intuitivo, mas todos os neurónios analisados pareciam ter o efeito oposto“, afirmou o cientista.

Em estudos anteriores, os investigadores descobriram que os neurónios que estimulam a alimentação o faziam aumentando os sentimentos positivos associados à comida. Por outras palavras: a fome faz a comida ter um gosto melhor.

Através de diversas experiências com cobaias, a equipa de Sternson demonstrou que os neurónios AGRP, localizados numa área do cérebro conhecida como hipotálamo, estavam claramente envolvidos nos comportamentos de alimentação.

Manipulando estes neurónios enquanto as cobaias comiam, os cientistas conseguiram fazer com que os animais ganhassem preferência pelos alimentos que “desligavam os neurónios AGRP”.

Os cientistas fizeram também experiências relacionadas com a sede, manipulando neurónios ligados a esta sensação encontrados numa região do cérebro conhecida como o órgão subfornical.

E também em relação à sede, os resultados mostraram que certos neurónios estimulam o cérebro a beber sempre que sentimos sede.

“Há uma característica motivacional comum entre a fome e a sede. Em ambos os casos, queremos que acabem“, diz Sternson.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica empresta Caio Lucas ao Al Sharjah

O Benfica anunciou, esta quinta-feira, o empréstimo do futebolista brasileiro ao Al Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, que é válido por um ano e meio. "O Sport Lisboa e Benfica formalizou com o Al Sharjah …

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …