O fenómeno será visível a 31 de dezembro na Europa, mas não será visível a olho nu.
Os entusiastas da astronomia podem esperar um evento celeste raro que marca o final de 2024 – uma Lua Negra.
Este fenómeno ocorrerá no dia 30 de dezembro, tornando-se visível no dia 30 de dezembro para as Américas e no dia 31 de dezembro para a Europa, África e Ásia. Embora o evento seja único, não será visível a olho nu, pois coincide com a fase nova da Lua.
A Lua Negra, tal como a sua contraparte mais conhecida, a Lua Azul, tem duas definições distintas.
Enquanto a Lua Azul se refere à terceira Lua cheia numa estação com quatro Luas cheias ou à segunda Lua cheia num único mês, a Lua Negra centra-se nas Luas novas. É a terceira Lua nova numa estação com quatro Luas novas ou a segunda Lua nova num único mês.
A próxima Lua Negra insere-se na segunda categoria, explica o IFLScience.
Estes eventos são relativamente raros, embora a variante “segunda Lua nova num mês” seja mais comum, ocorrendo a cada 29 meses. Em contrapartida, a “Lua Negra sazonal” ocorre aproximadamente a cada 33 meses.
A Lua Negra mais recente teve lugar a 19 de maio de 2023, segundo a primeira definição.
Embora as Luas Negras não sejam visíveis devido à posição da Lua entre a Terra e o Sol – onde o seu lado iluminado está virado para longe de nós – o evento oferece uma excelente oportunidade para observar as estrelas.
A ausência de luz da Lua durante esta fase cria um céu noturno mais escuro, ideal para observar estrelas e outros objectos celestes.
Para aqueles que já estão a antecipar as próximas ocorrências celestes, a próxima Lua Azul, definida como duas Luas cheias num único mês, está prevista para 31 de maio de 2026. A próxima Lua Azul sazonal, que marca a terceira Lua cheia numa estação de quatro Luas cheias, terá lugar a 20 de maio de 2027.