Há uma nuvem de lixo espacial em torno da Terra. Já podemos vê-la mais de perto

O lixo espacial está a tornar-se cada vez mais um problema real. Ainda não estamos nos níveis da síndrome de Kessler, mas com o aumento do interesse em levar as coisas para o Espaço, existe uma possibilidade real de que isso aconteça num futuro não muito distante.

Muitas soluções potenciais foram apresentadas para lidar com o problema, mas todas enfrentam um problema semelhante na primeira etapa – como localizar os detritos que estão a tentar elimina? Até que entrou em cena uma ideia de investigadores no Irão – usando um novo tipo de radar para detetar e localizar detritos espaciais antes que se tornem um perigo.

O novo tipo de radar é chamado radar de abertura sintética inversa, ou ISAR. Como seria de esperar pelo nome, é o oposto do radar de abertura sintética (SAR). O SAR tornou-se muito mais proeminente ultimamente, especialmente por causa de satélites que tentam recolher dados sobre a Terra, especialmente dados de terreno que podem ser úteis para o mapeamento geoespacial.

O SAR usa o movimento de sua plataforma (ou seja, um satélite) para recriar uma abertura “sintética” maior usando a área que a plataforma cobre enquanto se move em comparação com o objeto que está a visualizar como o seu tamanho de abertura. Isto pode parecer confuso, mas é como uma maneira de obter várias imagens de um objeto de diferentes ângulos e, em seguida, reconstruir uma única imagem tridimensional dessas imagens combinadas.

O ISAR funciona de maneira oposta. Nele, o objeto medido é aquele que se move em relação ao detetor. Neste caso, o detetor está parado no solo enquanto o objeto em movimento (ou seja, o detrito espacial) é medido ativamente.

Existem várias vantagens desta técnica. O uso do ISAR permitiria que os cientistas e engenheiros detetassem tanto o caminho orbital quanto o valor rotacional de pequenos pedaços de detritos. Entender estas características é a chave para entender se eles são uma ameaça.

Um problema adicional com o uso do ISAR para detetar detritos espaciais é que muitos objetos são excepcionalmente pequenos e, portanto, não refletem muita luz. A equipa de pesquisa no Irão contornou esse problema utilizando uma técnica de deteção compressiva.

Basicamente, a deteção compressiva pega em poucos dados (como um número limitado de fotos de radar de um objeto com tempos de exposição mais longos) e tenta extrapolar os dados intermediários que podem ter sido perdidos com base nas correlações entre os dados que realmente possuem.

A deteção compressiva é tanto uma forma de arte quanto uma ciência, mas os resultados da equipa foram razoáveis ​​em termos de obtenção consistente de bons resultados de uma simulação que executaram usando a sua ideia. Isto não é exatamente o mesmo que recolher dados sobre detritos no mundo real, mas é um passo na direção certa.

Eles também não são os únicos que trabalham com esse problema e têm muitas referências a outros investigadores que trabalham com técnicas semelhantes. O campo atraiu tanto interesse que, muito provavelmente, será adotado mais amplamente por aqueles interessados ​​em defender a Terra contra todo o lixo que atiramos na sua atmosfera.

As empresas que desenvolvem os seus modelos de negócios sobre como limpar o lixo espacial devem tomar nota. Pode até ser um exercício de pensamento interessante desenvolver um sistema numa plataforma móvel que seja capaz de ter uma abertura extraordinariamente grande para outros objetos que também se movem em relação a ela. Esse seria um problema matemático impressionantemente complexo, mas pode ser útil na luta para salvar-mos de nós mesmos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.