Nutriente essencial pode ajudar a combater o Alzheimer ao longo das gerações

Cientistas da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, descobriram um nutriente que pode ser muito importante no tratamento de uma das doenças mais devastadoras da atualidade: o Alzheimer.

Os cientistas acreditam que a doença de Alzheimer começa o seu caminho de destruição de células cerebrais antes do início dos sintomas clínicos. Uma vez diagnosticada, a condição é invariavelmente fatal, desligando um sistema vital após o outro.

O mais recente estudo, publicado na Molecular Psychiatry, testou a eficácia de uma dieta rica em colina em ratos com sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer nos humanos. Os resultados mostraram que os descendentes destes animais exibiam claras melhorias na memória espacial em comparação com os ratos expostos a um regime normal de colina.

Isto significa que os efeitos benéficos da suplementação de colina pareceram ser transgeracionais, protegendo não apenas os ratos que receberam a dieta durante a gestação e a lactação, mas também os seus filhos.

A segunda geração, apesar de não ter recebido suplementação direta, também beneficiou do tratamento, provavelmente devido a modificações herdadas nos seus genes – epigenética.

Na prática, a colina atua para proteger o cérebro da doença de Alzheimer de, pelo menos, duas maneiras. Primeiro, reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido que pode atuar como uma potente neurotoxina, contribuindo para as marcas da doença: neurodegeneração e formação de placas amiloides.

Aliás, a homocisteína é conhecida por duplicar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer e é encontrada em níveis elevados em pacientes com a doença. A colina realiza uma transformação química, convertendo a nociva homocisteína em metionina.

A colina também protege o cérebro reduzindo a ativação da microglia, células responsáveis pela remoção de detritos no cérebro. Embora as suas funções de limpeza sejam essenciais para a saúde cerebral, a microglia ativada pode ficar fora de controlo, como ocorre tipicamente durante o Alzheimer.

Segundo o HypeScience, a ativação excessiva da microglia causa inflamação cerebral e pode levar à morte neuronal.

“Nunca ninguém mostrou os benefícios transgeneracionais da suplementação de colina”, afirmou um dos principais autores do estudo, Ramon Velazquez. “Esta é novidade da nossa investigação.”

Os cientistas defendem que a exploração de alterações epigenéticas pode promover novos caminhos de pesquisa e novas maneiras de tratar não só o Alzheimer, mas uma gama mais ampla de doenças transgeracionais, incluindo a síndrome alcoólica fetal e a obesidade.

Em relação ao Alzheimer, há vários fatores que estão em jogo, e um deles é, sem dúvida, a dieta. Os cientistas defendem que a alimentação pode ter um efeito significativo no risco de declínio cognitivo, e estes riscos podem ser transmitidos através das gerações.

Os cientistas já sabiam que a colina, necessária para várias etapas do nosso metabolismo, era particularmente importante no desenvolvimento inicial do cérebro. Enquanto que estudos anteriores concluíram que défices de colina estão associados ao fracasso no desenvolvimento de fetos, este novo estudo mostrou que ingerir quantidades de colina acima do recomendado dão uma benefício ainda maior.

Esta substância é uma boa candidata para o tratamento do Alzheimer justamente porque é muito segura em comparação com outros fármacos. Investigações futuras vão explorar os efeitos da colina em adultos.

Apesar de os resultados em cobaias serem promissores, somente um ensaio clínico controlado em humanos determinará a eficácia deste nutriente como uma nova arma na luta contra o Alzheimer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, um médico operou um animal à distância através de rede 5G

Um clínico chinês tornou-se no primeiro a fazer uma operação de forma remota utilizando a rede 5G. A cobaia estava num laboratório a cerca de 48 quilómetros de distância do cirurgião e foi-lhe removido um …

Há uma nova ameaça nas salas de aula e chama-se Fortnite

O jogo online mais popular do mundo, com mais de 200 milhões de utilizadores registados, encanta crianças cada vez mais novas. Numa escola primária do Montijo, as aulas passaram a decorrer de forma diferente por …

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …