NuScale faz história. Pequeno reator nuclear é o primeiro a obter a aprovação nos EUA

Os pequenos reatores nucleares nasceram com um objetivo definido: tentar impulsionar a popularização da energia nuclear.

Dividir uma instalação deste tipo em pequenas versões que, quando conjugadas, possam ter a mesma capacidade de um grande reator nuclear é uma grande vantagem, já que dispensa a necessidade de construir um complexo gigante para o acomodar.

A empresa NuScale decidiu pôr este plano em prática e criou um pequeno reator nuclear modular, que recebeu recentemente uma certificação de projeto da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos, o que significa que este reator atende aos requisitos de segurança necessários.

O reator não é assim tão pequeno: é um cilindro de aço com 23 metros de altura e cinco metros de largura, capaz de produzir 50 megawatts de eletricidade. Os planos da empresa passam por implementar 12 reatores deste tipo numa central nuclear.

Segundo o Ars Technica, este projeto utiliza barras de urânio para aquecer água num circuito interno pressurizado. A água transfere a sua alta temperatura para um circuito de vapor externo através de uma serpentina e, dentro da central, o produto resultante seria transportado para uma turbina geradora que, depois de um processo de arrefecimento, retornava aos reatores.

O novo reator conta ainda com um sistema de arrefecimento passivo, de forma a que nenhuma bomba ou peça móvel seja necessária para manter o reator a operar com segurança.

O design modular pequeno tem uma enorme vantagem – cada unidade retém uma quantidade mais pequena de combustível radioativo e, consequentemente, uma quantidade inferior de calor, que pode ser uma mais-valia em situações problemáticas.

Depois da aprovação, a empresa quer agora implementar os primeiros reatores em “meados da década de 2020”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …