NuScale faz história. Pequeno reator nuclear é o primeiro a obter a aprovação nos EUA

Os pequenos reatores nucleares nasceram com um objetivo definido: tentar impulsionar a popularização da energia nuclear.

Dividir uma instalação deste tipo em pequenas versões que, quando conjugadas, possam ter a mesma capacidade de um grande reator nuclear é uma grande vantagem, já que dispensa a necessidade de construir um complexo gigante para o acomodar.

A empresa NuScale decidiu pôr este plano em prática e criou um pequeno reator nuclear modular, que recebeu recentemente uma certificação de projeto da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos, o que significa que este reator atende aos requisitos de segurança necessários.

O reator não é assim tão pequeno: é um cilindro de aço com 23 metros de altura e cinco metros de largura, capaz de produzir 50 megawatts de eletricidade. Os planos da empresa passam por implementar 12 reatores deste tipo numa central nuclear.

Segundo o Ars Technica, este projeto utiliza barras de urânio para aquecer água num circuito interno pressurizado. A água transfere a sua alta temperatura para um circuito de vapor externo através de uma serpentina e, dentro da central, o produto resultante seria transportado para uma turbina geradora que, depois de um processo de arrefecimento, retornava aos reatores.

O novo reator conta ainda com um sistema de arrefecimento passivo, de forma a que nenhuma bomba ou peça móvel seja necessária para manter o reator a operar com segurança.

O design modular pequeno tem uma enorme vantagem – cada unidade retém uma quantidade mais pequena de combustível radioativo e, consequentemente, uma quantidade inferior de calor, que pode ser uma mais-valia em situações problemáticas.

Depois da aprovação, a empresa quer agora implementar os primeiros reatores em “meados da década de 2020”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …

Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos. E que efeito têm …

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …