/

Bill Gates prevê a morte do Google (e das lojas online)

5

Michael Buholzer / World Economic Forum

“Nunca mais irá a um site de pesquisa, nunca mais irá à Amazon”. O lembrete veio esta segunda-feira do cofundador da Microsoft, Bill Gates, que acredita que um agente digital de Inteligência Artificial será o ‘assassino’ dos motores de busca e lojas online.

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, antevê o surgimento num futuro próximo de uma aplicação de Inteligência Artificial (IA) que mudará completamente o comportamento do utilizador e erradicará ferramentas atualmente populares, como motores de busca ou lojas online.

Segundo o bilionário, este assistente de IA — que Gates acredita que será criado pela futura empresa líder em IA — será capaz de entender as necessidades e hábitos de uma pessoa e também acabará com o uso da Internet como a conhecemos.

Nunca mais irá a um ‘site’ de pesquisa, nunca mais irá a um site de produtividade, nunca mais irá à Amazon”, destacou Bill Gates esta segunda-feira, durante o evento da Goldman Sachs e SV Angel, em São Francisco.

Por isso, “o mais importante é quem ganha um agente pessoal”, acrescentou.

Quem será o criador deste assistente digital?

Para Gates, a chance de esta tecnologia ser criada por uma startup ou por uma gigante da tecnologia é de 50/50.

Na luta pela liderança para criar a melhor ferramenta generativa baseada em IA estão gigantes da tecnologia como a Google, com o Bard, a Microsoft, com o Bing, bem como ‘startups’ como OpenAI com ChatGPT.

Sobre qual será a empresa a criar esse assistente, Gates mostrou confiança na capacidade da Microsoft, que recentemente investiu quase 10 mil milhões de euros no OpenAI, criador do ChatGPT.

“Ficaria desapontado se a Microsoft não estivesse envolvida”, confessou o cofundador da Microsoft, que destacou também estar “impressionado” com algumas ‘startups’, incluindo a Inflection.AI, co-fundada pelo ex-executivo da DeepMind Mustafá Suleyman.

Gates lembra, no entanto, que ainda irá demorar algum tempo até que este agente digital esteja pronto para ser usado globalmente.

No entanto, segundo o Quartz, o empresário já avisou que um futuro em que os robôs assumem empregos de colarinho-azul — tornando as suas tarefas mais baratas e eficientes — se aproxima.

ZAP // Lusa

5 Comments

    • Caro leitor,
      Agradecemos o seu reparo, incluindo a piada gratuita do ChatGPT. Sempre é refrescante, o “Google Tradutor” já está um pouquinho estafado.
      No entanto, o reparo em causa não tem cabimento.
      Na frase “avisou que um futuro (…) se aproxima”, a formulação “se aproxima” é português pt_PT correto.
      A mesma frase poderia ter sido formulada, trocando a ordem, como “avisou que se aproxima um futuro (…)” — mas nunca “avisou que aproxima-se um futuro (…)”

      • Isto sim é refrescante, quando um editor de um texto vem defender a sua “dama”…e no processo arrasa o “hater” de serviço! Dá-lhe ZAP!

      • Infelizmente, há muitos ávidos em apontarem e corrigirem os erros dos outros mesmo estando errados. Depois fazem figuras de urso.

    • E quê?!! Olha… este não sabe falar Português…
      Não me digas que também és daqueles que dizem: ” o que passou-se?”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.