Número de faturas comunicadas ao Fisco aumenta 46% até Junho para 300 milhões

The Reboot / Flickr

-

O número de faturas com NIF de consumidores finais ascendeu a cerca de 300 milhões até junho, mais 46% do que em igual período do ano passado, informou hoje o Ministério das Finanças.

Foi em janeiro deste ano que as faturas com número de identificação fiscal (NIF) começaram a contar para o sorteio da Fatura da Sorte, um concurso semanal da Autoridade Tributária e Aduaneira que começou em abril e que atribui como prémio um automóvel topo de gama.

No ano passado, até junho, tinham sido emitidas 205 milhões de faturas, menos cerca de 94 milhões do que em igual período deste ano.

O Ministério das Finanças, em comunicado, destaca que o incentivo complementar para pedir fatura, por causa do sorteio, “tem superado as estimativas iniciais do Governo, quer em termos de adesão da sociedade civil, quer em termos de combate à economia paralela”.

O Fisco também registou, no primeiro semestre deste ano, mais 67 mil entidades a passar fatura, entre empresas, profissionais liberais e empresários em nome individual. Até junho de 2013 tinham sido emitidas e comunicadas faturas por cerca de 829 mil entidades, quando em igual período deste ano o número chegou aos 896 mil.

“Este crescimento vem demonstrar que esta medida de incentivo adicional está a demonstrar ser particularmente eficaz no combate à economia paralela, determinando um alargamento significativo no número de entidades a emitir fatura, como nunca tinha ocorrido em Portugal”, conclui o Ministério das Finanças.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Funcionários públicos passarão a ter inscrição automática na ADSE

A inscrição dos funcionários públicos na ADSE passará a ser feita de forma automática, em vez de partir da iniciativa dos trabalhadores. Segundo o Público, esta medida esteve em cima da mesa numa reunião entre o …

Os papagaios são os "seres humanos" do mundo dos pássaros (e a genética explica porquê)

O papagaio-comum está para as outras aves assim como o ser humano está para os demais primatas: vive mais e é mais inteligente. Isto pode ser evidente a "olho nu", mas até agora não se conhecia …

Greve dos bombeiros arranca esta terça-feira e dura até janeiro

Os bombeiros profissionais vão estar em greve de quarta-feira a 2 de janeiro, com os Sapadores de Lisboa a começar a paralisação já esta noite, contra as propostas do Governo sobre estatuto e aposentação. Em Lisboa …

José Mourinho despedido do Manchester United

O técnico português José Mourinho foi esta terça-feira despedido do comando técnico do Manchester United, informou o clube britânico. A demissão, anunciada através do Twitter oficial do clube, surge após a derrota (3-1) frente ao Liverpool …

Ghosn terá desviado dinheiro para comprar casas, férias e até batatas fritas

O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, terá usado verbas da empresas para fins pessoais, para pagar desde casas a férias, até pacotes de batatas fritas, concluiu uma nova investigação. Ghosn está detido e foi oficialmente …

Afinal, os tornados não se formam como os meteorologistas pensavam

Se imaginarmos um tornado a formar-se, pensamos numa nuvem em forma de funil a descer dos céus como se fosse um dedo malicioso a tocar na Terra. No entanto, este modelo "de cima para baixo" …

Arqueólogos revelam o que se esconde debaixo do castelo do "Conde Drácula"

Os arqueólogos estudaram o conhecido castelo de Corvin na região romena de Transilvânia, onde Vlad III foi preso, e encontraram vestígios de várias estruturas desconhecidas. O castelo de Corvin, também conhecido como Castelo de Hunyadi ou …

Bola de fogo que explodiu na Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar mundos alienígenas

Uma misteriosa bola de fogo que explodiu sobre a Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar a estrutura de mundos alienígenas distantes e cobertos de gelo. Apesar de os primeiros dados terem demonstrado que a bola de fogo …

O interior dos buracos negros cresce (quase) para sempre

Os buracos negros são sugadores exímios, e nem a luz consegue escapar. Mas por que razão continuam a expandir-se? Agora, um dos maiores físicos do mundo apresentou uma nova explicação. Leonard Susskind propôs uma solução para …

"Animais não são prendas." Há associações que param as adoções no Natal

A apenas duas semanas do Natal, a União Zoófila fecha a porta a quem queira adotar um animal de estimação. "Nenhum animal pode ser encarado como uma prenda de Natal." Para Lurdes Pimenta, tesoureira da União …