Número de casos de gripe aumenta na terceira semana de Janeiro

smileham/Flickr

-

O número de casos de gripe aumentou na terceira semana de Janeiro, tendo sido detectados 17 em catorze hospitais portugueses, de acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe indica que na terceira semana do ano (entre 13 e 19 de Janeiro), a taxa de incidência da síndroma gripal foi de 67,9 casos por cada 100 mil habitantes, encontrando-se “acima da actividade basal” pela terceira semana consecutiva, com tendência crescente.

O relatório realça também que a percentagem de casos positivos para o vírus da gripe aumentou gradualmente nas últimas semanas.

Nos 292 casos de Síndroma Gripal analisados até à terceira semana, o vírus influenza foi detectado em 138 (47,3%) casos, o vírus Influenza A (H1) em 92 (32%), o vírus A (H3) em 45 (15%) e o vírus B/Yamagata em um caso (0,3%).

Segundo o boletim de vigilância epidemiológica, dos 17 novos casos de admissão, por gripe nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) de 14 hospitais portugueses verificou-se que cerca de 75% dos doentes não estavam vacinados contra a gripe e 65% tinham, pelo menos, um factor de risco para doença.

Na segunda semana de Janeiro, tinham sido admitidos seis casos em UCI nos hospitais que reportam informação para a vigilância epidemiológica da doença.

Segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, na segunda semana do ano, a proporção de doentes admitidos em UCI foi de 3,2%, “inferior ao valor estimado na semana anterior”.

A taxa de incidência da síndrome gripal foi de 63,7 casos por cada 100.000 habitantes, neste período.

A mortalidade por “todas as causas” registada foi a esperada, adianta o boletim.

Desde o início da época, foram admitidos 43 casos de gripe nas UCI dos hospitais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …