Número 2 militar dos EUA teme ataque nuclear e diz que míssil supersónico chinês “deu a volta ao mundo”

Chad J. McNeeley / Chairman of the Joint Chiefs of Staff

John Hyten, vice-presidente do Estado-Maior das Forças Armadas norte-americanas

John Hyten, vice-presidente do Estado-Maior das Forças Armadas norte-americanas

As autoridades dos EUA receiam que a China tenha capacidade de conduzir um ataque nuclear contra os EUA em breve. John Hyten descreve o avanço tecnológico chinês como “impressionante”.

Numa entrevista exclusiva com a CBS, o número 2 das forças norte-americanas, revelou mais detalhes sobre um míssil hipersónico alegadamente com potencialidades nucleares que foi lançado em Agosto. Os EUA acreditam que o míssil era chinês, mas a China negou que o lançamento tinha capacidades nucleares e disse que era apenas um teste de rotina.

Quando o lançamento foi revelado, os Estados Unidos teriam ficado muito preocupados e alarmados com o desenvolvimento tecnológico da China, que seria muito mais avançado do que antecipavam, não tendo o país forma de se defender caso um ataque dessa natureza acontecesse.

Agora, o general John Hyten revelou que o míssil era de “longo alcance” e que “deu a volta ao mundo e caiu de um planador hipersónico que deslizou de volta para China”, tendo ficado muito perto de atingir o alvo definido no país asiático.

Ao contrário de mísseis balísticos intercontinentais que se deslocam num arco previsível e podem ser facilmente localizados por radares, uma arma hipersónica desloca-se bastante mais perto do solo, o que a torna muito mais difícil de detectar.

Hyten acredita que o desenvolvimento “impressionante” da China vai levar a que eventualmente o país tenha capacidade de lançar um ataque nuclear surpresa em território norte-americano. “Porque é que eles estão a preparar toda esta capacidade?”, questiona.

O vice-presidente do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA também afirmou que a China já levou a cabo centenas de testes hipersónicos enquanto que os EUA fizeram apenas nove. Os chineses também já terão criado uma arma hipersónica de médio alcance, faltando ainda alguns anos para os EUA fazerem o mesmo, revela Hyten.

O alegado teste hipersónico chinês terá decorrido a 27 de Julho e suscitou comparações com o lançamento do satélite Sputnik da União Soviética em 1957, que apanhou os Estados Unidos de surpresa na corrida espacial.

Estas afirmações surgem numa altura em que a tensão entre a China e Taiwan tem subido de tom. Os EUA têm tentado mediar a situação sem se envolverem directamente, mas perante os receios da ilha, Joe Biden já afirmo que as tropas norte-americanas vão proteger Taiwan caso a China avance com uma intervenção militar.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.