Novos roteiros divulgam património religioso escondido e dão dicas para visitas

Víctor Nuño / Flickr

-

Turistas e peregrinos contam a partir da próxima semana com roteiros turísticos dos caminhos Marianos e de Santiago, um projeto para divulgar três centenas de lugares de culto em Portugal, muitos praticamente desconhecidos ou habitualmente fechados.

Os roteiros Caminhos Marianos e Caminhos de Santiago resultam de uma parceria entre o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e o Turismo de Portugal e incluem cada um 150 lugares de culto, além de informações sobre procissões ou festividades.

“O objetivo é serem uma proposta de caminho como uma origem devocional, mas feito através do património e dos bens culturais da Igreja”, disse à agência Lusa Sandra Saldanha, diretora do SNBCI.

Os roteiros, que serão apresentados esta segunda-feira, na igreja dos Grilos, no Porto, são as primeiras edições de “um projeto mais alargado” de “criação de conteúdos de visita para recursos patrimoniais religiosos”, os “Caminhos da Fé”, adiantou.

Haverá ainda sessões de apresentação no dia 6 de junho, no Palácio Nacional de Mafra, e no dia 23 de junho, na Sé Velha de Coimbra.

Destinados ao público em geral e com uma linguagem acessível, os roteiros pretendem, além de listar os principais monumentos religiosos, dar a conhecer alguns dos lugares de culto menos conhecidos.

“Além dos ex-libris do património nacional, muitos dos quais são património classificado, destacaria [o facto de darem] a conhecer algum património menos conhecido do público em geral e que é notável do ponto de vista da riqueza artística. Foi um esforço que os autores fizeram de revelar algum património que é menos conhecido e que às vezes está encerrado”, disse Sandra Saldanha, sem especificar.

Os guias vão, por isso, disponibilizar um conjunto de informações práticas, nomeadamente sobre dias de abertura, de celebrações, contactos das pessoas responsáveis pelas chaves dos monumentos, entre outras.

ecclesia.pt

Sandro Costa Saldanha, directora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

Sandro Costa Saldanha, directora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

“É uma mais-valia destes roteiros”, considerou a diretora do SNBCI, explicando que foram estruturados, por exemplo, percursos no Algarve, no Alentejo e na região norte de Portugal.

Sandra Saldanha adiantou que muito do património que integra os roteiros “tem problemas de conservação que têm que ser resolvidos”, mas considerou que a “produção dos roteiros permite divulgar e dar a conhecer de uma forma mais alargada estes recursos” e que “um bom trabalho de divulgação e de investigação pode ser um passo importante no sentido de alguns desses problemas virem a ser resolvidos”.

O presidente da comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Pio Alves, citado numa nota do SNBCI a propósito do lançamento dos roteiros, destacou “a extensão e a qualidade do património religioso herdado” e apelou para que seja bem usado e melhor cuidado.

Por seu lado, o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, na mesma nota, considerou que o património religioso desempenha “um papel determinante na diferenciação do destino Portugal, pelo que a sua valorização é essencial ao desenvolvimento da atividade turística”.

Na mesma altura, será ainda lançado um Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso, destinado a profissionais do turismo e gestores do património religioso para ajudar “a compreender o significado de cada elemento e ritual, de modo a enriquecer a experiência espiritual e cultural do visitante”.

Embora não hajam estatísticas oficiais, estima-se que o turismo religioso em Portugal movimente cerca de sete milhões de pessoas por ano, gerando receitas anuais de 700 milhões de euros e correspondendo a cerca de 10 por cento do movimento turístico total.

O turismo religioso foi classificado como produto turístico prioritário para Portugal apenas no Plano Estratégico do Turismo 2013-2015. Até essa altura era englobado em termos estatísticos e também de promoção externa no turismo cultural.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …