Encontrado no México novo trecho da Tzompantli, a torre asteca de crânios humanos

Escavações arqueológicas levadas a cabo na Cidade do México permitiram aos arqueólogos descobrir a fachada externa e a face leste da Tzompantli, a torre de crânios humanos erguida durante o império asteca.

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma nova secção de uma torre de crânios humanos pertencentes à civilização asteca datada do século XV. De acordo com o Ancient Origins, a descoberta foi feita no centro da Cidade do México, no México.

Em agosto de 2015, uma equipa de arqueólogos localizou a estrutura nos trabalhos arqueológicos onde se erguia o Templo Maior da Grande Tenochtiltán, a cidade dos astecas, atual centro da capital mexicana.

A Tzompantli tem 4,7 metros de diâmetro e foram descobertos, ao todo, 119 crânios, segundo o comunicado do Instituto Nacional de Antropologia e da História mexicano. Os crânios correspondem, na maioria, a homens, mas também foram identificados ossos femininos e pelo menos três de crianças na zona leste.

“Na secção leste da torre foram visualizados, superficialmente, 119 crânios humanos, que se somam aos 484 identificados anteriormente”, lê-se. As autoridades também publicaram um vídeo no qual é possível observar os crânios dispostos em forma circular, unidos por pedra e terra.

Segundo os especialistas citados no comunicado, a Tzompantli é “um edifício de vida mais do que de morte”, isto porque na Mesoamérica o sacrifício de seres humanos era uma forma de manter os deuses vivos e de dar continuidade à existência.

No entanto, era também “uma declaração de poder e princípios bélicos”, já que se acredita que alguns crânios eram de guerreiros inimigos e que a Tzompantli era mostrada aos adversários do império asteca como forma de advertência.

A “Tzompantli é, sem dúvida, uma das descobertas arqueológicas mais impactantes dos últimos anos no nosso país, pois é um testemunho importante do poderio e da grandeza que alcançou o México-Tenochtitlan”, comentou a secretária da Cultura, Alejandra Frausto.

A estrutura foi erguida em homenagem a Huitzilopochtli, a maior divindade asteca, entre 1486 e 1502.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …