Novo tratamento para a diabetes quer acabar com as injeções de insulina

O novo tratamento usa células endócrinas resistentes ao sistema imunológico, feitas à base de células estaminais humanas, e que estão camufladas por uma substância proveniente das algas.

Quem sofre de diabetes tipo 1 e precisa de frequentemente recorrer a injeções de insulina não vê a hora para que surja um novo tratamento para a doença.

A boa notícia é que investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, estão agora mais perto de chegar a essa solução.

No pâncreas de uma pessoa saudável, existem conjuntos de células endócrinas que produzem insulina para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. No caso dos doentes com diabetes, essas células são atacadas pelo próprio sistema imunológico e não conseguem produzir a hormona.

A equipa testou em ratos células endócrinas produtoras de insulina, feitas a partir de células estaminais humanas, que conseguem “desligar” a diabetes tipo 1 durante seis meses.

Em 2014, um estudo anterior da Universidade de Harvard já tinha conseguido criar estas mesmas células e também funcionavam na perfeição com ratos diabéticos. No entanto, o sistema imunológico das cobaias acabava por destrui-las na mesma, tal como faz com as células originais.

Os investigadores do IMT decidiram então fazer uma pequena mudança nestas células, optando por “escondê-las” do sistema imunológico. Para isso, a equipa usou cápsulas feitas de alginato, um material proveniente das algas, para proteger estas mesmas células.

Vegas et al. / Nature

Célula endócrina, produzida a partir da célula estaminal, encapsulada no alginato

Célula endócrina, produzida a partir da célula estaminal, encapsulada no alginato

O ‘escudo’, porém, não durava muito tempo e era logo atacado mas a equipa não quis desistir desta solução.

“Fizemos variações do alginato ao anexar diferentes e pequenas moléculas à cadeia de maior dimensão”, explica o líder da pesquisa, Arturo Vegas.

A equipa esperou que pelo menos uma das 800 variações existentes pudesse camuflar as células endócrinas do sistema imunológico e acabou por conseguir.

Uma das variantes mostrou-se eficaz, tanto em ratos como em primatas, e as novas células começaram a produzir insulina apenas alguns dias depois do transplante.

Os níveis de açúcar no sangue dos animais continuaram normais durante 174 dias. O próximo passo é testar esta técnica em humanos, algo que só deve acontecer depois de mais testes noutros primatas.

Se tudo correr como previsto, as injeções de insulina podem tornar-se uma coisa do passado.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom.. a questão é saber se interessa ao complexo bioquímico avançar com uma tecnologia que potencialmente lhe irá retirar o fluxo (crescente por sinal) de “clientes” dispostos a pagar por uma solução sem olhar a custos (sim.. porque morrer quer ninguém).

    Na realidade (para eles), “saber que existe a solução” é o que acaba por ser o problema. É do meu entender que só a fuga de informação pode dar o passo sem retorno para uma massificação de produção. Note-se que as grandes industrias farmacêuticas sempre estiveram envolvidas em situações que na melhor das hipóteses são eticamente questionáveis (repito: SEMPRE),

    É triste, mas é a verdade!

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …