Descoberto novo tipo de gelo feito com bolas de aço. Parece uma fotografia de água líquida

Christoph Salzmann

A descoberta preenche uma lacuna entre os gelos amorfos de alta densidade e de baixa densidade, que já eram conhecidos, e promete ajudar-nos a entender mais sobre a água líquida.

Um novo estudo publicado na Science relata a descoberta de um tipo de gelo nunca antes visto. Este gelo é amorfo, ou seja, não tem uma estrutura organizada de cristais e a sua descoberta pode revelar mais mistérios sobre a água líquida.

Atualmente, já conhecíamos dois tipos de gelo amorfos — o gelo de alta densidade e o gelo de baixa densidade. No meio dos dois, havia uma lacuna, que foi agora preenchida, relata a New Scientist.

Uma equipa de cientistas da University College London fez esta descoberta colocando gelo normal, que tem uma estrutura composta de cristais hexagonais, num copo com bolas de aço arrefecidas até aos 200.ºC negativos. Esta interação criou gelo amorfo de densidade média (MDA).

“Foi uma daqueles experiências de sexta à tarde que apenas se faz e vê o que acontece. Ingenuamente, pensamos que nada aconteceria, apenas quebraria o gelo em pedaços menores. Mas, para nossa grande surpresa, algo aconteceu”, explica Christoph Salzmann, autor principal do estudo.

O fino pó branco produzido na experiência tinha a densidade ideal entre as outras duas formas de gelo amorfo já conhecidas e uma densidade quase idêntica à da água líquida.

Os cientistas especularam, por esta razão, que se tratava de água na fase de vidro — quando um tipo de matéria se continua a comportar como um líquido mesmo quando exposto a temperaturas extremamente frias.

A água líquida ainda guarda vários mistérios sobre o que lhe acontece quando é arrefecida até chegar a temperaturas extremamente frias. Os cientistas já sugeriram anteriormente que, quando está entre os dois tipos de gelo amorfo, a água super-arrefecida pode até existir em duas fases líquidas ao mesmo tempo, com uma a flutuar por cima da outra.

A descoberta do MDA vem agora levantar questões sobre esta hipótese. “Estou confiante de que vamos entender o que este MDA é e que isso vai deixar-nos entender a água líquida muito melhor”, acredita Salzmann.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.