Cientistas descobrem novo tipo de ligação química. É muito mais forte do que deveria ser

Uma equipa de cientistas descobriu um tipo totalmente novo de ligação química, que desafia a compreensão atual do que é exatamente uma ligação química.

Uma equipa de cientistas acaba de descobrir um tipo totalmente novo de ligação química entre moléculas, muito mais forte do que deveria ser. Estas ligações são semelhantes às que existem entre átomos de moléculas diferentes, por exemplo na água, mas têm uma força semelhante às ligações covalentes que se estabelecem entre átomos numa molécula.

As ligações iónicas normais ligam, por exemplo, metais e não metais para formar sais. Por outro lado, as ligações covalentes são ligações mais fortes entre átomos de uma molécula, que se encontram, por exemplo, no dióxido de carbono ou na água.



As ligações entre moléculas são muito mais fracas do que as ligações que se estabelecem entre átomos. Um exemplo de uma ligação entre moléculas mais forte do que o normal é aquela que acontece na sequência de uma atração eletrostática entre átomos de moléculas diferentes.

Exemplo disso é a tensão superficial da água, o resultado das ligações de hidrogénio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos átomos de hidrogénio de determinadas moléculas de água com os átomos de oxigénio das moléculas vizinhas.

As ligações iónicas, covalentes e de hidrogénio, são relativamente estáveis: tendem a durar longos períodos de tempo e os efeitos são facilmente observáveis. Contudo, durante uma reação química, e à medida que as ligações se formam ou se rompem, tudo complica e surgem “estados intermediários” que podem existir durante minúsculas frações de segundo. Estes são mais difíceis de observar.

O Live Science explica que, nesta nova investigação, os cientistas conseguiram manter os estados intermediários durante um período de tempo que lhes permitiu fazer um exame detalhado.

A equipa descobriu uma ligação de hidrogénio com a força de uma ligação covalente, que liga os átomos a algo semelhante a uma molécula. O artigo científico foi publicado no dia 7 de janeiro na Science.

O mecanismo desta nova ligação era eletrostático, o que significa que envolvia o tipo de diferenças na carga positiva e negativa que definem as ligações de hidrogénio.

Segundo o portal, as novas ligações tinham uma força de 45,8 quilocalorias por mol, maior do que algumas ligações covalentes.

As moléculas de nitrogénio, por exemplo, são feitas de dois átomos de nitrogénio unidos com uma força de cerca de 40 kcal/mol. Uma ligação de hidrogénio normalmente tem uma energia de cerca de 1 a 3 kcal/mol, segundo o livro Biochemistry, dos Institutos Nacionais de Saúde do Reino Unido.

“A existência de um estado híbrido de ligação covalente-hidrogénio não só desafia a nossa compreensão atual do que é exatamente uma ligação química, como oferece a oportunidade de entender melhor as reações químicas“, escreveram os cientistas Mischa Bonn e Johannes Hunger, do Instituto Max Planck, na Science.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “As ligações covalentes fortes unem moléculas…”
    Esta afirmação é falsa.
    “As ligações covalentes fortes unem os átomos para formarem moléculas…”, por outro lado já está correto.
    Por favor corrijam este erro grosseiro.

RESPONDER

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …

Cimeira Social. Conselho informal e Cimeira UE-Índia marcam agenda deste sábado

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se este sábado no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes …

Aluna descreve ensino à distância: "Muito mau: dormir 1h, magoar a mim própria..."

Entre muitas mudanças, o coronavírus afetou o ensino. A pandemia interrompeu as aulas presenciais, mais do que uma vez, e trouxe novas rotinas. A aluna do ensino superior, Lúcia Gonçalves, conta ao ZAP as dificuldades …

Turismo de Portugal congratula-se com inclusão na “lista verde” do Reino Unido

O Turismo de Portugal congratulou-se hoje com a decisão do Reino Unido de incluir o país na “lista verde” dos destinos de baixo risco de infeção por covid-19, que considerou “boas notícias para o turismo …

Já se sabe qual é o pássaro mais "instagramável" do planeta

Cientistas já têm um veredicto: a família de aves Podargidae (pássaros também conhecidos em Inglês como "frogmouth") são o pássaro mais "instagramável" de sempre. De acordo com o site Live Science, este pássaro noturno que mais …

Cientistas criam o primeiro "engenho de água" matemático. Simula qualquer máquina de Turing

Há sete anos, Terence Tao, famoso pela sua ampla visão da investigação matemática atual, propôs uma nova abordagem para resolver o famoso problema das equações de Navier-Stokes, que descrevem o movimento dos fluidos.  Eva Miranda, professora …

O mistério das anãs brancas com campos magnéticos incrivelmente fortes pode ter sido resolvido

Uma equipa internacional de cientistas acredita ter desvendado o mistério dos campos magnéticos incrivelmente fortes em anãs brancas: um mecanismo de dínamo. Um dos fenómenos mais marcantes da Astrofísica é a presença de campos magnéticos. Como …

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …