Com uma eficácia de 95%, o SaliStick é o primeiro teste de gravidez à base de saliva do mundo.
O primeiro teste de gravidez que mostra resultados a partir de saliva já está disponível em lojas do Reino Unido e Irlanda.
A sua aplicação — e apresentação de resultados — é muito semelhante aos testes orais de COVID-19. Uma linha significa que não há bebé. Se vir duas linhas… parabéns!
O SaliStick exige apenas que o utilizador forme uma piscina de saliva na sua boca para depois inserir a espuma coletora, rodando-a em intervalos durante, no mínimo, 90 segundos. Quando o indicador mudar de cor, conecta-se a espuma à unidade analítica horizontalmente.
Os resultados são visíveis no espaço de cinco a 15 minutos.
O teste — que deteta níveis elevados de hCG, também conhecida como a hormona da gravidez — obteve uma eficácia de 95% em amostras retiradas do primeiro dia de período menstrual atrasado de 300 mulheres, de acordo com o New Atlas.
Se a novidade for como o resultado do teste — positiva —, pode até ser partilhada com amigos e familiares através da aplicação da Salignostics, empresa responsável pela inovação.
Apesar de menos preciso do que o método tradicional, o novo teste não exige uma ida à casa de banho nem uma complicada tarefa de pontaria. O utilizador tem, no entanto, de aguardar 30 minutos após ingestão de alimentos para poder realizar o teste.
Por enquanto, o teste da Salignostics, a ser desenvolvido desde 2016, é exclusivo às lojas Superdrug e pode ser adquirido por 11,62 cêntimos.