Novo teste para a covid-19 custa 5 dólares e demora 15 minutos a dar o resultado

Testar se está infetado com covid-19 pode vir a tornar-se cada vez mais rápido e fácil. Na quarta-feira, a Food and Drug Administration (FDA), autorizou a Abbott Laboratories a lançar o novo teste que poderá estar à venda por apenas 5 dólares.

Segundo a revista Science, o novo teste é capaz de detetar proteínas virais que são exclusivas do SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19. Ao contrário do diagnóstico convencional de coronavírus, o teste de Abbott não requer nenhum equipamento de laboratório especializado.

A Abbott diz que o novo teste deverá custar apenas 5 dólares (cerca de 4 euros), e por isso a empresa pretende produzir dezenas de milhões de testes entre setembro e outubro. Ao fornecer respostas quase em tempo real sobre quem está infetado, o novo teste vai permitir que os infetados se apercebam rapidamente que devem ficar em casa e diminuir a possibilidade de propagação.

Michael Mina, epidemiologista do T.H.Chan School of Public Health, está radiante com a nova descoberta. “Esta é uma notícia maravilhosa”, afirma, defendendo que há muito que desejava uma mudança nos testes.

“Este é um grande passo em direção ao desenvolvimento, e aprovação de testes semelhantes que podem eventualmente ser usados como ferramentas de saúde pública. Estou muito animado com este passo”, garante Mina. Batizado de BinaxNOW, o teste da Abbott usa um dispositivo do tamanho de um cartão de crédito com uma tecnologia de fluxo lateral para detetar sinais de SARS-CoV-2.

Depois de retirada a amostra nasal, esta deve ser colocada no dispositivo juntamente com algumas gotas da solução, que ajudam o material a fluir por uma tira, contendo anticorpos que se ligam ao vírus e criam uma mudança de cor e sinalizam a presença de proteínas SARS-CoV-2.

O dispositivo da Abbott não é o primeiro teste deste tipo, com capacidade para detetar a covid-19, no mercado. Contudo, os outros testes exigem equipamentos especializados para ler os resultados, limitando assim o seu uso generalizado. Tanto Mina, como outros especialistas em saúde pública, têm defendido a utilização destes testes mais simples em escolas e locais de trabalho.

Os EUA realizam cerca de 700 mil testes de coronavírus por dia. Quase todos requerem uma instalação de laboratório com equipamento especializado para detetar material genético exclusivo do SARS-CoV-2, tornando o custo mais elevado.

Joseph Petrosino, diretor de virologia do Baylor College of Medicine, admitiu em comunicado que “os testes de laboratório têm uma viabilidade excelente, mas são muito demorados”. O especialista explica que a principal falha destes testes é que durante o período de espera do resultado, os pacientes continuam a interagir com outras pessoas, e quando o resultado é revelado já podem estar infetadas sem saber.

Ainda assim, de acordo com o FDA, o novo teste da Abbott identifica corretamente pacientes com o vírus em 97,1% das vezes, e pessoas sem o vírus 98,5%.

Charles Chiu, especialista em medicina laboratorial da Universidade da Califórnia, explica que “a disponibilidade de testes mais rápidos deverá ajudar a apoiar laboratórios sobrecarregados, acelerar os tempos de resposta, e expandir muito o acesso às pessoas que precisam deles”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …