Novo surto em lar da Ericeira. 20 pessoas estão infetadas com covid-19

O vírus bateu à porta de mais um lar. No lar da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, o primeiro caso surgiu na passada segunda-feira passada. Agora, contam-se treze utentes e sete funcionários infetado com a covid-19.

O município de Mafra e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, confirmaram nesta segunda-feira o surgimento de mais um surto. Segundo o Público, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) garantiu que foram testadas 149 pessoas da instituição, entre elas utentes e funcionários.

Sabe-se agora que 20 dessas pessoas estão infetadas com o novo coronavírus. De acordo com a ARSLVT, os casos positivos e os contactos de alto risco já se encontram “em isolamento”

O presidente da Câmara de Mafra, Hélder Sousa Silva, garantiu que as instalações já foram devidamente desinfetadas. Com a colaboração da Proteção Civil Municipal, da GNR e da autoridade de Saúde, os utentes positivos e negativos dividiram-se dentro do próprio lar, sendo distribuídos pelos dois pisos das instalações.

A substituição dos funcionários infetados deverá ser feita com o apoio de instituições, razão pela qual foi feito um “pedido de reforço através da Cruz Vermelha, tendo já havido resposta parcial aos recursos solicitados. O centro de saúde local também irá ajudar com profissionais de enfermagem a tempo parcial até retorno das enfermeiras do quadro da instituição, que se encontram em quarentena”, refere o Público.

De acordo com o Público, o autarca de Mafra disse que o lar já foi reforçado com quatro auxiliares, dois enfermeiros e dois funcionários na cozinha.

Com base no boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pelo município de Mafra, o concelho regista desde o início da pandemia 593 casos positivos, sendo que 70 ainda estão ativos, e 17 pessoas acabaram por morrer.

Este é mais um dos vários lares de idosos em todo o país a serem assolados por um foco de covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.