Novo nariz eletrónico cheira fezes para detectar bactérias

Universidade de Leicester

O dispositivo pode distinguir diferentes tipos de bactérias baseado no odor das reacções químicas que libertam

O dispositivo pode distinguir diferentes tipos de bactérias baseado no odor das reacções químicas que libertam

Cientistas britânicos desenvolveram um tipo de “nariz eletrônico” capaz de “cheirar” fezes e detectar nelas traços de bactérias que causam infecções mortais.

Segundo os investigadores, o dispositivo pode distinguir diferentes tipos de Clostridium difficile, uma bactéria infecciosa potencialmente mortal que causa diarreia e febres altas, baseando-se no odor das reacções químicas que estes micro-organismos liberam.

A equipa da Universidade de Leicester responsável pelo estudo, publicado na revista científica Metabolomics, afirma que as descobertas podem ser úteis para testes com pacientes em hospitais.

@psmonks / Twitter

Paul Monks, professor de Química Atmosférica na Universidade de Leicester

Paul Monks, professor de Química Atmosférica na Universidade de Leicester

Os “narizes electrónicos” já são usados para investigar o cancro, uma vez que são capazes de sentir o odor único de reacções químicas produzidas por um tumor no seio ou no pulmão.

Para conduzir a pesquisa, os cientistas investigaram que estirpes de C. difficile, algumas das quais causadoras de doenças, possuíam reacções químicas que poderiam ser detectadas pelo dispositivo.

Constataram que diferentes níveis de metanol, compostos de enxofre e outras substâncias eram produzidos por 10 diferentes estirpes da bactéria testadas no estudo.

Um dos membros da equipa, o professor Paul Monks, disse à BBC que “ao distinguir os odores das diferentes estirpes de C. difficile, fomos capazes de dizer quais eram benignas e quais eram malignas”

Isso que levou a uma questão: “Será que poderíamos fazer um teste como este em pacientes?”

“Mostramos que isto é possível em laboratório. O próximo passo seria repetir a experiência com as arrastadeiras usadas pelos pacientes para urinar, colocar-lhes o nariz electrónico e averiguar o estado real dos pacientes”, explicou.

Em 2012, morreram em Inglaterra 1.646 pessoas infectadas com C. difficile.

X LI / C KHAMMASH / ETH

Pesquisas anteriores já tinham abordado os componentes únicos da respiração humana

Pesquisas anteriores já tinham abordado os componentes únicos da respiração humana

Como funciona

O nariz electrónico usa um equipamento que mede os produtos libertados em milhares de reacções químicas que acontecem a cada segundo, chamado espectrómetro de massa.

Além de serem capazes de identificar a estirpe da bactéria, os investigadores acreditam que o melhor conhecimento da química destes micro-organismos pode ajudá-los a descobrir por que alguns causam doenças e outros não.

“Os testes realizados actualmente para revelar a presença de C. difficile não fornecem informações detalhadas. Este teste poderia permitir aos médicos identificar que tipo de bactéria está a causar a doença e, com isso, identificar o melhor tratamento para o doente”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …

IL rejeita Marcelo Rebelo de Sousa e aposta em Adolfo Mesquita Nunes

O Iniciativa Liberal (IL) não vai apoiar a eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Para o partido, um dos nomes em cima da mesa para as Presidenciais é "fácil" e só depende da "vontade …

Comissão Europeia "otimista" na rápida retoma económica em Portugal

A Comissão Europeia diz estar "razoavelmente otimista" sobre uma "rápida recuperação" económica de Portugal após a crise gerada pela covid-19 e considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do …

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …