Novo material abre portas ao “download do cérebro”

(dr) Hai-Tian Zhang / Purdue University

Uma equipa de cientistas da Universidade Purdue e do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo material quântico que pode, no futuro, transferir informações diretamente de cérebros humanos para um computador.

A investigação está ainda na fase inicial, mas invoca ideias como o “upload cerebral” para um armazenamento em nuvem ou a conexão cérebro-computador, conceitos que, até agora, existiam apenas na ficção científica.

O objetivo da equipa de cientistas é desenvolver um material quântico capaz de “pensar” como o cérebro, mas mais sensível aos sinais precoces de doenças neurológicas, como a doença de Parkinson, por exemplo.

A eletrónica “pensa” via eletrões; o cérebro pensa via iões. ” Este novo material ajudou-nos a encontrar uma ponte”, explicou Hai-Tian Zhang, principal autor do estudo, publicado recentemente na Nature Communications.

Os cientistas testaram o material quântico em duas moléculas: glicose, um açúcar essencial para a produção de energia, e dopamina, um mensageiro químico que regula o movimento, respostas emocionais e memória.

Como as quantidades de dopamina são tipicamente baixas no cérebro, e ainda mais baixas nas pessoas com doença de Parkinson, detetar esta molécula tem sido notoriamente difícil. A solução poderia passar por um material quântico irreverente, como o mais recente criado.

“Este material quântico é cerca de nove vezes mais sensível à dopamina do que os métodos que usamos atualmente em modelos animais”, afirmou Alexander Chubykin, outro cientista que participou no estudo.

Além disso, de acordo com os cientistas, este material consegue “sentir” os átomos de várias moléculas além da glicose e da dopamina. O próximo passo é criar uma forma viável de o material “responder” ao cérebro. Para já, este material consegue apenas “ouvi-lo”.

A longo prazo, o material quântico pode mesmo dar-nos a capacidade de “fazer download” de cérebros humanos. “Imagine colocar um dispositivo eletrónico no cérebro para que, quando as funções cerebrais naturais começarem a deteriorar-se, uma pessoa possa ainda recuperar memórias desse dispositivo“, exemplificou Shriram Ramanathan, professor de engenharia de materiais na Universidade de Purdue.

“Podemos dizer com confiança que este material é um caminho potencial para construir um dispositivo de computação capaz de armazenar e transfirir memórias”, concluiu.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “download do cérebro”?!
    Como se comprova diariamente, desde os comentários nas Internet’s às “observações” do Trampa, Bolsonabo, etc, faz bem mais falta desenvolver um “upload de cérebro”!…

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …