A tensão no Mar do Sul estendeu-se outra vez ao mundo do espetáculo. Depois da DreamWorks, Sony e Netflix, foi agora a ‘Barbie’ da Warner Bros a ser bloqueada pelo Vietname por conter uma “imagem ofensiva” da polémica linha das nove raias.
O Vietname proibiu a distribuição doméstica do novo filme da Warner Bros, ‘Barbie’, por causa de uma cena do filme em que é exibido um mapa ilustrador do Mar do Sul, reivindicado pela China.
O filme, cuja estreia no país estava prevista para dia 21 de julho, foi oficialmente banido pelo Governo vietnamita esta segunda-feira.
“Não concedemos licença para o filme americano ‘Barbie’ ser lançado no Vietname porque contém uma imagem ofensiva da linha das nove raias”, afirmou, segundo o Sky News, Vi Kien Thanh, diretor do Departamento de Cinema, corpo sob alçada do Governo.
Usada nos mapas chineses para ilustrar a sua reivindicação das grandes áreas do Mar Meridional, a linha das nove raias que surge na cena inclui zonas que o Vietname considera a sua plataforma continental, onde concedeu, segundo a Reuters, concessões de petróleo.
Mar do Sul: rico território cobiçado por todos
As fronteiras que delineiam o mapa são uma questão de segurança e soberania nacional altamente debatida.
O Vietname acusou várias vezes o governo chinês de violar a soberania vietnamita em ditos territórios. Aliás, várias disputas entre militares dos dois países já tiveram lugar em alto mar. Um incidente registado em vídeo, em fevereiro, mostra uma embarcação da guarda costeira chinesa a fazer uso de um intenso laser para perturbar um navio da marinha filipina.
As tensões no centro do Mar da China Meridional têm aumentado desde que Pequim passou a alegar que praticamente todo o mar faz parte das suas águas territoriais. A reinvindicação é vigorosamente contestada pelo Vietname, Filipinas, Malásia, Taiwan e Brunei, que disputam com a China a posse de várias ilhas na região.
O Mar do Sul da China, ou Mar da China Meridional, é alvo antigo de disputas entre diversos países da região: China, Taiwan, Malásia, Indonésia, Brunei, Vietname e Filipinas. Estima-se que a enorme área, que inclui mar e ilhas, seja rica em petróleo e gás.
‘Barbie’ não foi a primeira reprovada
A censura não acontece pela primeira vez. O Governo vietnamita já tinha bloqueado anteriormente — e exatamente pelos mesmos motivos — o filme de animação da DreamWorks, “Abominável”, em 2019 e o filme “Uncharted”, da Sony, no ano passado.
Também a série “Pine Gap” foi alvo da tensão em 2021. A Netflix eliminou dois episódios da série nas Filipinas depois de o país ter rejeitado as cenas que envolviam o mapa usado pela China para exercer a sua reivindicação sobre o Mar do Sul da China.
Em julho desse ano, a Netflix foi também obrigada a eliminar a série de espionagem das suas ofertas no Vietname, depois de as autoridades de radiodifusão do país se terem oposto à exibição do mapa.
Segundo o The Independent, a Netflix disse que os episódios foram eliminados na sequência de uma “exigência do Governo“.
A Warner Bros ainda não respondeu às questões sobre a situação.