Novo estudo sugere que é possível escapar de um buraco negro

NASA Goddard Space Flight Center / Flickr

A galáxia ultra-densa M60-UCD1 com o seu buraco ngro supermassivo, conceit artístico

A galáxia ultra-densa M60-UCD1 com o seu buraco negro supermaciço, conceito artístico

Um novo estudo teórico de uma equipa de investigadores  do Instituto de Física Corpuscular, em Espanha, sugere ser possível escapar de uma viagem a um buraco negro com todas as suas células no lugar.

A má notícia é que o viajante provavelmente morreria de qualquer forma… e chegaria a outro universo.

Uma das maiores dificuldades da física de um buraco negro é entender o que acontece no seu interior, numa região específica do buraco negro chamada singularidade gravitacional.

Nesse ponto, o espaço e o tempo esticam-se em direcção ao infinito e as leis normais da física deixam de ser aplicar.

Mas um novo estudo, desenvolvido por uma equipa de físicos de Valência, Espanha, e publicado na Classical and Quantum Gravity, oferece uma solução.

“Os buracos negros são óptimos laboratórios teóricos para testar novas ideias sobre a gravidade”, diz à R&I World o físico Gonzalo Olmo, investigador da Universitat de València e um dos autores do estudo.

O estudo começa por tratar os buracos negros como objectos com estruturas como a de cristais, e as singularidades como pequenos defeitos geométricos.

Usando esse modelo, os investigadores chegaram a uma descrição matemática de um buraco negro no qual o seu centro é uma superfície pequena e esférica.

Segundo os autores do estudo, um buraco negro com esta configuração é na realidade um wormhole – um túnel do espaço-tempo.

Hipoteticamente, uma pessoa poderia entrar nesse wormhole, ser “esticada” pelas forças extremas do buraco negro, e transformar-se num “espaguete humano” – fenómeno cujo termo técnico é mesmo esparguetificação.

Depois de passar pela singularidade, e chegar a outro universo, o viajante volta ao seu tamanho normal – sem se sentir muito pior do que se tivesse sido atirado para um triturador de carne e remodelado a seguir.

Por outras palavras, o viajante morreria, mas o seu corpo continuaria inteiro.

Infelizmente, a única forma de testar este modelo teórico seria enviar um viajante de carne e osso através de um buraco negro.

E para já não há voluntários, meio de transporte para o fazer chegar ao buraco negro mais próximo – e telefones no universo de destino para que nos fizesse o relato da viagem.

ZAP

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ou seja não é ciência! Ciência só existe se for possível tentar. Me pergunto como eles conseguiram públicar isso numa revista de ciência importante. Puro sensacionalismo.

RESPONDER

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …