Novo estudo revela forma curiosa (e distinta) que os cães têm de ver o mundo

Os cães têm diferenças significativas na forma como vêem o mundo em comparação com os humanos. Os animais apenas distinguem sombras do que percebemos como partes azuis e amarelas do espectro.

Para os amantes de cães, a ideia de os colocar numa máquina de ressonância magnética e ver os seus cérebros enquanto estes vêem filmes caseiros pode parecer algo estranho e até maldoso, no entanto, há uma forte vertente educativa inerente à prática. Uma equipa de cientistas fez exatamente isso, recorrendo a machine learning para descodificar o processamento visual que ocorre dentro da mente de um par de pooches.

Descobriram, então, uma diferença fascinante entre a perceção canina e humana: os cães estão muito mais sintonizados visualmente com as ações, do que com quem ou o que está a realizar essas ações. Isto pode ser uma peça importante do puzzle canino de cognição, uma vez que revela o que o cérebro de um cão prioriza quando se trata de visão.

“Embora o nosso trabalho se baseie em apenas dois cães, oferece uma prova de conceito de que estes métodos funcionam em caninos”, diz a neurocientista Erin Phillips, da Universidade de Princeton.

“Espero que este trabalho ajude a preparar o caminho para que outros investigadores apliquem estes métodos em cães, bem como em outras espécies, para que possamos obter mais dados e maiores conhecimentos sobre como funcionam as mentes de diferentes animais”.

A investigação, como explicou Phillips, foi realizada em dois cães, Daisy e Bhubo. A equipa tinha filmado três vídeos de 30 minutos, utilizando um gimbal e um autocolante, de conteúdo específico para cães. Isto incluiu cães a correr e humanos a interagir com cães, dando-lhes animais de estimação ou guloseimas. Outras atividades incluíram veículos a passar, humanos a interagir uns com os outros, um veado a atravessar um caminho, um gato numa casa, e cães a andar sobre coleiras.

Os dados do vídeo foram segmentados por carimbos temporais para identificar classificadores como objetos (como cães, humanos, veículos, ou outros animais) ou ações (como farejar, comer, ou brincar). Esta informação, bem como a atividade cerebral dos dois cães, foi introduzida numa rede neural chamada Ivis que foi concebida para mapear a atividade cerebral desses classificadores.

Foi igualmente pedido a dois humanos que assistissem aos vídeos enquanto se submetiam a uma ressonância magnética, sendo que esses dados também foram fornecidos ao Ivis.

A Inteligência Artificial foi capaz de mapear os dados do cérebro humano para os classificadores com 99% de precisão, tanto para os classificadores de objetos como para os de ação. Com os cães, o Ivis ficou um pouco mais instável. Não funcionou de todo para os classificadores de objetos. Contudo, para as ações, a IA mapeou a atividade visual para o cérebro com um intervalo de precisão entre 75 e 88 por cento.

“Nós, humanos, somos muito orientados para os objetos”, diz Berns. “Há 10 vezes mais substantivos do que verbos na língua inglesa, porque temos uma obsessão particular em nomear objetos. Os cães parecem estar menos preocupados com quem ou o que estão a ver e mais preocupados com a própria ação”.

Os cães, acrescentou ele, têm diferenças significativas na forma como vêem o mundo em comparação com os humanos. Os animais apenas distinguem sombras do que percebemos como partes azuis e amarelas do espectro, mas têm uma maior densidade de recetores de visão sensíveis ao movimento.

Isto pode ser porque os cães precisam de estar mais conscientes das ameaças no seu ambiente do que os humanos. Outra alternativa tem que ver com a dependência de outros sentidos. Em talvez de ambos. Os seres humanos são muito orientados visualmente, mas para os cães, o seu sentido olfativo é o mais poderoso, com uma proporção muito maior do seu cérebro dedicada ao processamento de informação olfativa.

Mapear a atividade cerebral à entrada olfativa pode ser uma experiência mais complicada de conceber, mas também pode ser esclarecedora. Tal como poderia conduzir mais investigação detalhada sobre a perceção da visão dos cães, e potencialmente de outros animais no futuro.

“Mostrámos que podemos monitorizar a atividade no cérebro de um cão enquanto este assiste a um vídeo e, pelo menos num grau limitado, reconstruir o que está a ver”, diz Berns. “O facto de sermos capazes de o fazer é notável”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.