/

Novo elétrico quer fazer frente ao MINI Cooper: “mais mini, mais inteligente”

Nio/X

O novo Firefly promete ser “mais inteligente do que o Mini e mais Mini do que os carros inteligentes”

Chinesa Nio revelou o compacto Firefly, elétrico desenvolvido com verdadeiras tecnologias EV inteligentes que promete “ser mais inteligente do que o Mini e ser mais Mini do que os carros inteligentes”.

A fabricante chinesa de automóveis Nio acaba de anunciar o seu novo veículo elétrico, Firefly BEV, concebido para competir com modelos compactos já bem estabelecidos no mercado, como o MINI Cooper e os smart cars da Mercedes-Benz.

Promovido como um “mini mais inteligente”, o Firefly apresenta um design inovador, com três faróis circulares e luzes traseiras que lembram o Honda-e, juntamente com um teto de vidro e um corpo compacto e curvo.

O interior é prático, com uma mala com 92 litros de arrumação que se expande até 1250 litros, quando os bancos traseiros se encontram rebatidos. Estará disponível em lavanda, limão e bege, e tem um raio de viragem de 4,7 metros.

Espera-se que o Firefly inclua tecnologias mais avançadas, como estacionamento autónomo e o modelo de bateria como serviço (BaaS) da Nio. A abordagem permite aos utilizadores alugar baterias, reduzindo potencialmente os custos iniciais.

Com um preço de 148.800 yuan (19.544,45 euros), o Firefly iguala os custos iniciais da MINI Cooper e Mercedes-Benz Smart.

Embora a Nio não tenha revelado pormenores sobre o sistema de propulsão do Firefly ou sobre o tamanho da bateria, confirma que o novo elétrico apresenta um design de bateria personalizado em vez dos atuais pacotes de 75 ou 100 kWh da empresa.

O Firefly foi também concebido para cumprir as cinco estrelas dos testes de colisão Euro NCAP, de forma a garantir segurança de topo.

Vem para a Europa?

A Nio planeia introduzir o Firefly nos mercados internacionais. Vai começar pela China em abril de 2025, e depois leva o carro até à Europa, sendo que a América do Norte é o mercado prioritário.

Para apoiar o seu lançamento no espaço europeu, a empresa está a investir em estações de troca de baterias, que deverão custar menos do que as dos veículos da marca Nio.

No entanto, as tarifas recentemente impostas pela Comissão Europeia aos elétricos fabricados na China podem afetar a competitividade do Firefly na Europa. Apesar de confiante no seu produto, o diretor executivo da Nio reconhece estes desafios

“Estamos a construir o carro Firefly para ser mais inteligente do que o Mini e ser mais Mini do que os carros inteligentes”, disse William Li. “O Firefly é muito competitivo porque é um produto desenvolvido com verdadeiras tecnologias EV inteligentes, nas quais a Nio tem investido na última década. Estamos confiantes na competitividade do seu produto”, afirmou, citado pelo New Atlas.

Entretanto, a empresa está concentrada em garantir uma entrada tranquila na Europa, dando ênfase à preparação das infraestruturas necessárias. As encomendas do Firefly estarão disponíveis através de uma aplicação dedicada a esse propósito, de acordo com comunicado da empresa.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.