Novo elétrico movido a energia solar faz Porto-Algarve com carregamento único

Aptera

Aptera Launch Edition EV

O novo Aptera Launch Edition EV, parece um avião, tem três rodas, é movido a energia solar, tem 630 quilómetros de autonomia, e é 50% mais eficiente do que um Tesla.

O veículo elétrico (VE) Aptera Launch Edition foi mostrado ao mundo, pela primeira vez, na CES 2025 – a maior feira de tecnologia do mundo, que decorreu na semana passada, em Las Vegas.

Além da aparência excêntrica deste veículo de três rodas que parece um avião, a grande novidade é a sua autonomia: tem 640 km de autonomia com um único carregamento .

Estes 640 distribuem-se por 64 quilómetros utilizando energia solar e 400 utilizando eletricidade.

Como detalha a Live Science, que marcou presença na CES 2025, o carro incorpora quatro painéis solares colocados no capô, no tablier, no tejadilho e na escotilha.

Os representantes da Aptera explicaram que este projeto só tem de um décimo das peças necessárias dos projetos tradicionais, com apenas seis componentes-chave da carroçaria que constituem o chassis.

A característica supramencionada torna o veículo mais leve e mais eficiente em termos energéticos do que os veículos elétricos convencionais, ao mesmo tempo que oferece uma redução de 50% na resistência aerodinâmica.

Além disso, é 50% mais eficiente do que um Tesla Model S (2022), por exemplo.

O alcance máximo de 640 quilómetros do Aptera EV chega muito perto dos atuais veículos de maior alcance, como: o Mercedes-Benz EQS 450+ tem uma autonomia máxima de 684 km, de acordo com a EV Database, seguido pelo Lucid Air Grand Touring com 660 km.

O aproveitamento da energia solar em VEs não é inédito, com a Mercedes-Benz a estrear um novo tipo de tinta solar em novembro de 2024 que poderia alimentar um VE até 12.000 quilómetros por ano em condições de iluminação ideais.

Como adianta a Live Science, não é claro quando a Aptera vai lançar o novo elétrico, mas a empresa fechou um acordo com a LG, na CES 2025, de quem receberá células de bateria cilíndricas até 2031 para apoiar o aumento do fabrico.

 

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.