Um novo desporto radical. O novo elétrico da BMW veste-se e atinge os 300 km/h

Nem o céu é o limite no que toca a inovação. A divisão de elétricos da BMW, a empresa Designworks e o paraquedista Peter Salzmann uniram esforços para criar um novo wingsuit, um fato utilizado para planar no ar.

A divisão de mobilidade elétrica – BMW i – juntou-se à empresa Designworks e a Peter Salzmann, um premiado paraquedista austríaco, para desenvolver e construir um fato voador.

O novo Electrified Wingsuit by BMW foi desenhado para atingir velocidades mais altas e planar durante mais tempo, uma prova de que nem o céu é o limite. O projeto nasceu do objetivo de Salzmann de levar esta categoria do desporto a outro patamar e a BMW aproveitou a oportunidade para mostrar que a sua tecnologia de mobilidade elétrica pode ir além dos automóveis.

O equipamento tem um motor elétrico para voar sem emitir gases de escape e dispõe de duas hélices em carbono que atuam como impulsionadores, cada uma com uma potência de 7,5 kW (cerca de 10 cv).

As hélices movimentam-se a uma velocidade de 25.000 rotações por minuto (rpm) e com uma potência conjunta de 15 kW disponíveis durante cerca de 5 minutos.

Segundo o New Atlas, os saltadores podem alcançar velocidades superiores a 100 km/h com um fato com asas. Ao adicionar-lhes um sistema de propulsão elétrico, podem triplicar as performances e atingir os 300 km/h de velocidade horizontal.

O wingsuit foi desenhado para incorporar entradas de ar para o sistema de propulsão e conta com um interruptor de ligar/desligar, um acelerador, uma espécie de mecanismo de direção e um interruptor para emergências.

No voo inaugural, Salzmann saltou de um helicóptero a uma altitude de 3.000 metros. Duas outras pessoas realizaram o mesmo salto, mas em fatos tradicionais. A BMW afirma que o wingsuit elétrico permitiu ao austríaco ganhar velocidade mais rapidamente do que os seus colegas.

Entre a ideia, o desenvolvimento, os testes no túnel de vento do Centro de Testes Aerodinâmicos do BMW Group, em Munique, e o salto passaram três anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …