Um novo desporto radical. O novo elétrico da BMW veste-se e atinge os 300 km/h

Nem o céu é o limite no que toca a inovação. A divisão de elétricos da BMW, a empresa Designworks e o paraquedista Peter Salzmann uniram esforços para criar um novo wingsuit, um fato utilizado para planar no ar.

A divisão de mobilidade elétrica – BMW i – juntou-se à empresa Designworks e a Peter Salzmann, um premiado paraquedista austríaco, para desenvolver e construir um fato voador.

O novo Electrified Wingsuit by BMW foi desenhado para atingir velocidades mais altas e planar durante mais tempo, uma prova de que nem o céu é o limite. O projeto nasceu do objetivo de Salzmann de levar esta categoria do desporto a outro patamar e a BMW aproveitou a oportunidade para mostrar que a sua tecnologia de mobilidade elétrica pode ir além dos automóveis.

O equipamento tem um motor elétrico para voar sem emitir gases de escape e dispõe de duas hélices em carbono que atuam como impulsionadores, cada uma com uma potência de 7,5 kW (cerca de 10 cv).

As hélices movimentam-se a uma velocidade de 25.000 rotações por minuto (rpm) e com uma potência conjunta de 15 kW disponíveis durante cerca de 5 minutos.

Segundo o New Atlas, os saltadores podem alcançar velocidades superiores a 100 km/h com um fato com asas. Ao adicionar-lhes um sistema de propulsão elétrico, podem triplicar as performances e atingir os 300 km/h de velocidade horizontal.

O wingsuit foi desenhado para incorporar entradas de ar para o sistema de propulsão e conta com um interruptor de ligar/desligar, um acelerador, uma espécie de mecanismo de direção e um interruptor para emergências.

No voo inaugural, Salzmann saltou de um helicóptero a uma altitude de 3.000 metros. Duas outras pessoas realizaram o mesmo salto, mas em fatos tradicionais. A BMW afirma que o wingsuit elétrico permitiu ao austríaco ganhar velocidade mais rapidamente do que os seus colegas.

Entre a ideia, o desenvolvimento, os testes no túnel de vento do Centro de Testes Aerodinâmicos do BMW Group, em Munique, e o salto passaram três anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …