Um novo desporto radical. O novo elétrico da BMW veste-se e atinge os 300 km/h

Nem o céu é o limite no que toca a inovação. A divisão de elétricos da BMW, a empresa Designworks e o paraquedista Peter Salzmann uniram esforços para criar um novo wingsuit, um fato utilizado para planar no ar.

A divisão de mobilidade elétrica – BMW i – juntou-se à empresa Designworks e a Peter Salzmann, um premiado paraquedista austríaco, para desenvolver e construir um fato voador.

O novo Electrified Wingsuit by BMW foi desenhado para atingir velocidades mais altas e planar durante mais tempo, uma prova de que nem o céu é o limite. O projeto nasceu do objetivo de Salzmann de levar esta categoria do desporto a outro patamar e a BMW aproveitou a oportunidade para mostrar que a sua tecnologia de mobilidade elétrica pode ir além dos automóveis.

O equipamento tem um motor elétrico para voar sem emitir gases de escape e dispõe de duas hélices em carbono que atuam como impulsionadores, cada uma com uma potência de 7,5 kW (cerca de 10 cv).

As hélices movimentam-se a uma velocidade de 25.000 rotações por minuto (rpm) e com uma potência conjunta de 15 kW disponíveis durante cerca de 5 minutos.

Segundo o New Atlas, os saltadores podem alcançar velocidades superiores a 100 km/h com um fato com asas. Ao adicionar-lhes um sistema de propulsão elétrico, podem triplicar as performances e atingir os 300 km/h de velocidade horizontal.

O wingsuit foi desenhado para incorporar entradas de ar para o sistema de propulsão e conta com um interruptor de ligar/desligar, um acelerador, uma espécie de mecanismo de direção e um interruptor para emergências.

No voo inaugural, Salzmann saltou de um helicóptero a uma altitude de 3.000 metros. Duas outras pessoas realizaram o mesmo salto, mas em fatos tradicionais. A BMW afirma que o wingsuit elétrico permitiu ao austríaco ganhar velocidade mais rapidamente do que os seus colegas.

Entre a ideia, o desenvolvimento, os testes no túnel de vento do Centro de Testes Aerodinâmicos do BMW Group, em Munique, e o salto passaram três anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …