Estudo revela novo benefício do leite materno

Um componente imunitário do leite materno, conhecido como sistema de complemento, influencia o ambiente intestinal dos ratos bebés de forma a torná-los menos suscetíveis a certas bactérias causadoras de doenças.

Na investigação, levada a cabo por cientistas da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, os investigadores amamentaram dois grupos de crias: o primeiro grupo com leite materno e o segundo com leite materno sem a proteína-chave do complemento.

Ao analisarem os resultados, os cientistas descobriram que os ratos bebés do segundo grupo tinham populações de micróbios diferentes dos das crias amamentadas com leite materno.

De acordo com o comunicado da universidade, as experiências sugerem que os componentes do complemento do leite materno dos ratos melhoram a saúde das crias, eliminando alguns tipos de bactérias que vivem no intestino.

Esta reformulação da microbiota intestinal torna os ratos bebés muito menos suscetíveis à infeção por Citrobacter rodentium, protegendo as crias de certas ameaças infecciosas.

Os investigadores também confirmaram, em análises in vitro, que o leite materno humano contém estes componentes do complemento e demonstraram uma atividade semelhante na luta contra bactérias específicas.

“Estas descobertas revelam o papel crítico das proteínas do complemento do leite materno na formação da composição dos micróbios intestinais dos descendentes e na proteção contra infeções bacterianas no intestino no início da vida”, salientou o autor do estudo, Fengyi Wan. “Isto representa uma importante expansão da nossa compreensão dos mecanismos de proteção do leite materno.”

A amamentação tem vários benefícios e parece proteger contra algumas doenças de curto ou longo prazo. O leite materno também é conhecido por ajudar a proteger contra infeções comuns, através da partilha de anticorpos e glóbulos brancos da mãe.

O artigo científico foi publicado no dia 18 de janeiro na Cell.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.