Nove em cada dez planetas do tamanho da Terra podem abrigar vida alienígena

2

Robin Dienel, cortesia do Instituto Carnegie para Ciência

Nove em cada dez planetas do tamanho da Terra podem abrigar vida alienígena, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, no Estados Unidos.

De acordo com os cientistas, que publicaram as suas conclusões num artigo da revista científica Astrophysical Journal, o segredo da alta habitabilidade de um astro está na sua inclinação estável relativa à órbita de um determinado planeta em torno de uma estrela.

É esta inclinação estável que dá depois origem a estações estáveis e previsíveis que incentivam plantas e animais a prosperar e a evoluir.

Sistemas solares como o nosso, isto é, com apenas uma estrela e um grande número de planetas, são bastante raros, mas os sistemas binários, que ostentam duas estrelas, parecem ser muito comuns. E os cientistas acreditam que a presença de duas estrelas parece estabilizar a inclinação de um planeta. Por este mesmo motivo, é provável que existam planetas capazes de abrigar vida para lá do Sistema Solar.

Tendo em conta estes dados, os cientistas concluíram que 87% dos exoplanetas com dimensões semelhantes às da Terra deveriam ter inclinações de eixo igualmente estáveis – elemento vital para a estabilidade climática e evolução de organismos complexos.

“Os sistemas de estrelas múltiplas são comuns e cerca de 50% das estrelas têm estrelas companheiras binárias. Sistemas solares de estrela única com múltiplos planetas como o nosso parecem ser mais raros”, disse o cientista Gongjie Li, que esteve envolvido na investigação, em declarações ao diário britânico Daily Star.

mudanças bruscas de inclinação, à semelhança das que acontecem em Marte, podem ajudar a destruir a atmosfera dos mundos, notaram ainda os cientistas.

Apesar das eras glaciares e das ondas de calor, o clima geral da Terra tem sido calmo desde há centenas de milhões de anos, graças ao seu eixo de inclinação – ângulo entre o plano da órbita de um planeta e o equador -, permitindo assim que a vida se instale.

A orientação da Terra só muda entre 22,1 e 24,5 graus ao longo de 41.000 anos.

No Planeta Vermelho, estas oscilações mudam de forma agressiva, diminuindo de forma significativa as possibilidades de Marte poder abrigar vida.

1. E agora como é que vão resolver o problema de Marte, será que irão inventar uma forma de lhe dar outra inclinação uma vez que andam tão empenhados em deixar isto por cá e mudarem para lá?