Descobertas novas espécies de trilobites na Austrália. Viveram há 400 milhões de anos

(dr) Smith & Ebach

Gravicalymene bakeri

Uma equipa de paleontólogos desenterrou, na Tasmânia, restos fossilizados de uma espécie até então desconhecida do género Gravicalymene. Batizaram-na de Thomas Stewart Baker, o quarto ator a interpretar o personagem principal na série Doctor Who.

Uma equipa de paleontólogos do Australian Museum Research Institute, na Austrália, em parceria com as universidades de New South Wales e Macquarie encontraram os restos fossilizados de uma trilobite do género Gravicalymene no norte da Tasmânia, na Austrália.

A descoberta de Gravicalymene bakeri, descrita num artigo científico recentemente publicado no Alcheringa: An Australasian Journal of Palaeontology, é o registo da mais nova espécie do animal.

Os investigadores acreditam que o animal viveu durante o período Ordoviciano Superior, há cerca de 450 milhões de anos, sendo o primeiro localizado num território distinto dos antigos continentes Avalónia, Báltica e Laurência, os atuais Europa e América do Norte.

Segundo o Sci-News, a época coincide também com o surgimento das primeiras plantas primitivas e ecossistemas marinhos mais complexos. O estudo esclarece que esta espécie costumava caminhar no fundo do mar e já havia sido localizada noutras amostras de folhas.

Malte Ebach, da University of New South Wales, aproveitou esta descoberta para prestar uma homenagem ao ator Tom Baker, ex-protagonista de Doctor Who. “Sendo um adolescente quando a série foi ao ar novamente no início dos anos 2000, eu segui-a religiosamente e convenci-me de que a minha carreira na Ciência estava garantida para melhorar o mundo”, disse o investigador.

“Foi a personagem Doctor Who, e especialmente o ator Tom Baker, que me inspirou a explorar o mundo natural”, acrescentou. “É uma alegria nomear uma trilobite em sua homenagem.”

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …

O ministro das Finanças, João Leão

"Contas certas" de dentro para fora. Promessa feita a Bruxelas, no esboço orçamental para 2022

O Governo enviou um rascunho do Orçamento do Estado à Comissão Europeia, no qual sublinha a importância das "contas certas". O discurso das "contas certas" repete-se dentro e fora. Esta segunda-feira, o Executivo entregou em Bruxelas …

Ricardo Salgado já admite ser condenado - mas pede pena suspensa

A defesa de Salgado requereu a suspensão do julgamento que decorre no âmbito da Operação Marquês, argumentando que o antigo banqueiro é inimputável por sofrer de Alzheimer. Se o pedido não for atendido, a …