/

Descobertas novas espécies de trilobites na Austrália. Viveram há 400 milhões de anos

(dr) Smith & Ebach

Gravicalymene bakeri

Uma equipa de paleontólogos desenterrou, na Tasmânia, restos fossilizados de uma espécie até então desconhecida do género Gravicalymene. Batizaram-na de Thomas Stewart Baker, o quarto ator a interpretar o personagem principal na série Doctor Who.

Uma equipa de paleontólogos do Australian Museum Research Institute, na Austrália, em parceria com as universidades de New South Wales e Macquarie encontraram os restos fossilizados de uma trilobite do género Gravicalymene no norte da Tasmânia, na Austrália.

A descoberta de Gravicalymene bakeri, descrita num artigo científico recentemente publicado no Alcheringa: An Australasian Journal of Palaeontology, é o registo da mais nova espécie do animal.

Os investigadores acreditam que o animal viveu durante o período Ordoviciano Superior, há cerca de 450 milhões de anos, sendo o primeiro localizado num território distinto dos antigos continentes Avalónia, Báltica e Laurência, os atuais Europa e América do Norte.

Segundo o Sci-News, a época coincide também com o surgimento das primeiras plantas primitivas e ecossistemas marinhos mais complexos. O estudo esclarece que esta espécie costumava caminhar no fundo do mar e já havia sido localizada noutras amostras de folhas.

Malte Ebach, da University of New South Wales, aproveitou esta descoberta para prestar uma homenagem ao ator Tom Baker, ex-protagonista de Doctor Who. “Sendo um adolescente quando a série foi ao ar novamente no início dos anos 2000, eu segui-a religiosamente e convenci-me de que a minha carreira na Ciência estava garantida para melhorar o mundo”, disse o investigador.

“Foi a personagem Doctor Who, e especialmente o ator Tom Baker, que me inspirou a explorar o mundo natural”, acrescentou. “É uma alegria nomear uma trilobite em sua homenagem.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.