Há uma nova versão online do Youtube destinada a crianças

Pixel y Dixel / Flickr

O Youtube para crianças passa a ter um site próprio. O objetivo é dar aos mais novos uma versão filtrada do serviço, sem comentários, que apenas inclui conteúdo infantil.

A versão do Youtube para crianças já pode ser usada na Internet, através de um site próprio, sem que se tenha de fazer o download de outra aplicação. A nova versão online do YouTube para crianças deverá servir como uma alternativa a menores de 13 anos que utilizavam, até agora, o site principal.

O objetivo é dar às crianças entre os quatro e os 12 anos uma versão filtrada do serviço, sem comentários, que apenas inclui conteúdo infantil como músicas, desenhos animados populares, tutoriais de bricolage e vídeos didáticos.

Para aceder ao painel de controlo (intitulado “configurações dos pais“) só é preciso responder a uma conta de multiplicar, como 5 x 2. A partir daí pode-se definir uma palavra-passe para os adultos, desativar a função de pesquisa — para que a aplicação mostre apenas os vídeos mais populares —, e definir a faixa etária dos utilizadores da aplicação — até aos quatro anos; dos quatro aos oito anos, ou dos oito aos 12 anos.

Em comunicado, a equipa do YouTube Kids admite que podem existir falhas na filtração de algum conteúdo, e pede que qualquer conteúdo impróprio detetado seja denunciado. “O nosso sistema esforça-se por reduzir conteúdo impróprio para cada faixa etária, mas nem todos os vídeos podem ser manualmente revistos”, escreve a equipa do YouTube.

Uma versão com credenciais de acesso vai ser disponibilizada em breve: isto vai permitir guardar vídeos e temas preferidos pelas crianças. No futuro, também vai ser possível limitar ainda mais o tipo de conteúdo a que as crianças têm acesso, tal como na aplicação.

YouTube Kids

Há cerca de dois anos, a empresa foi obrigada a começar a filtrar vídeos de paródias com desenhos animados em cenas violentas — como o Ruca, a Pocoyo e a Peppa Pig em acidentes de carro — a menores de 18 anos ou a utilizadores sem conta no YouTube.

Embora a versão para crianças do YouTube não autorize anúncios a brinquedos, alimentos açucarados ou fast food, não limita o acesso a vídeos sobre o tema, já que é possível ver vídeos de crianças a visitar restaurantes de hambúrgueres para brincar, ou a comer bolachas de chocolate populares para adivinharem o sabor.

A nova versão online do Youtube Kids chega numa altura em que a plataforma é alvo de escrutínio pelo conteúdo que tem destinado a crianças e aquilo que faz com os dados recolhidos, nota o Público.

Nos EUA, a Comissão Federal do Comércio abriu uma investigação para averiguar se a empresa recolhia, indevidamente, dados de menores de 13 anos — se o fizer, o YouTube está a violar a lei do país norte-americano sobre a proteção de crianças online.

De acordo com informação avançada pela imprensa dos Estados Unidos, a empresa aceitou pagar entre os 150 e os 200 milhões de dólares para encerrar o processo.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …