Utilizadores furiosos com nova política de privacidade do Spotify

A plataforma sueca pretende aceder a dados pessoais como contactos e fotografias. Muitos utilizadores não se mostram recetivos a esta nova política, sendo que alguns já cancelaram a conta.

O Spotify quer agora aceder a fotografias, números de telefone e outros dados dos telemóveis dos utilizadores, bem como a permissão para ver a sua atividade social, informa a BBC.

Foram vários os membros que reagiram à nova política de privacidade, sendo que muitos chegaram a cancelar a conta.

Em sua defesa, a empresa diz que estas alterações foram feitas de forma “transparente” e são apenas uma forma de melhorar a experiência do utilizador.

“O Spotify está constantemente a inovar e a fazer o seu serviço evoluir, para dar a melhor experiência possível aos seus utilizadores”, declara Daniel Ek, presidente executivo, no blogue do Spotify.

A plataforma afirma também que a segurança está em primeiro lugar e que vai sempre pedir permissão aos utilizadores para fazer qualquer alteração.

“A privacidade e a segurança dos nossos utilizadores é e será sempre a nossa maior prioridade”, pode ler-se no post com o título “Sorry”.

“Vamos sempre pedir permissão individual ou informar, de forma clara, a opção de partilhar a localização, fotos, voz e contactos”, remata.

Foram muitas as pessoas que reagiram às novidades da plataforma.

Um deles foi Markus Persson, criador do jogo Minecraft, que utilizou o Twitter para discordar com a atitude da empresa.

“Como utilizador, sempre adorei o vosso serviço. Vocês são a razão para ter parado de piratear música. Mas, por favor, não sejam maus”.

“Como uma ex namorada ciumenta, o Spotify quer ver (e colecionar) as suas fotos e ver com quem anda a falar”, escreveu a revista Wired.

E ainda “Estou a considerar se as 10 libras que pago pela subscrição premium valem a pena, considerando o nível de privacidade que tenho de abdicar”, afirmou um jornalista da Forbes.

Daniel Ek  refere ainda, no comunicado, que as criticas dos utilizadores foram ouvidas, sendo que a nova política será atualizada nas próximas semanas.

Anteriormente, os dados dos utilizadores já ajudaram os suecos a desenvolver novas ferramentas.

Caso disso foi o Spotify Running, no qual a plataforma adapta as ‘playlists’ ao tipo de atividade física, conseguida depois da empresa ter percebido a rapidez com que os telefones do utilizadores se moviam.

A empresa sueca tem 75 milhões de utilizadores e 20 milhões de subscritores em 58 países.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. OLHA OLHA Espionagem electrónica é só para USA’s e ponto final.
    Não queriam mais nada estes suecos.
    Vejam lá se alguém se queixou quando começaram a sair volvos com motores francius.

RESPONDER

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …