Nova Iorque será a “casa” de um novo acelerador de partículas

O Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou a semana passada que vai construir um centro de investigação de ponta no campo da Física Nuclear no Laboratório Nacional de Brookhaven, em Nova Iorque.

Em comunicado, o Governo norte-americano explica que se trata de um acelerador de partículas, o Electrider-Ion Collider (EIC), que será construído nos próximos dez anos.

“O ECI promete manter os Estados Unidos na vanguarda da investigação nos campos da Física Nuclear e da tecnologia de acelerados de partículas, componentes críticos da liderança dos Estados Unidos na Ciência”, disse o secretário de Estado da Energia norte-americano, Dan Brouillette, citado na mesma nota de imprensa.

“Esta instalação aprofundará a nossa compreensão da natureza e espera-se que seja uma fonte de insights que acabem a levar a novas tecnologias e inovações”, continuou.

O custo de construção do está estimando entre 1,6 e 2,6 mil milhões de dólares.

Assim que estiver construído e pronto a operar, os cientistas poderão esmagar feixes de eletrões de alta energia em protões e núcleos atómicos maiores, procurando assim desvendar eventuais segredos do mundo da Física de Partículas.

“O Electrider-Ion Collider abrirá uma nova fronteira na Física Nuclear”, considerou Doon Gibbs, diretor do Laboratório Nacional de Brookhaven. “[O EIC] vai expandir o nosso conhecimentos sobre os constituintes fundamentais dos átomos que compõem toda a matéria visível do Universo nos dias de hoje e a força que mantém tudo junto”, concluiu.

ZAP //

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isso é bastante óptimo, na medida em que se vai acelerar o desvendo dos segredos do Universo que a natura encerra em si mesma háais de 4,5 bilhões de ano de existência, pelo menos.

    Está mais que na altura de direccionarmos todas as nossas energias neste campo da ciência para daí retiramos os mais possíveis benefícios para a Humanidade.

    Como tenho dito: More Physics, More Science and more love on humanity

RESPONDER

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …