Nova espécie de dinossauro encontrada no México. Era “pacífico”, mas “muito comunicativo”

Luis V. Rey / Cretaceous Research

Tlatolophus galorum

Uma nova espécie de dinossauro, identificada por paleontólogos mexicanos, foi considerada “muito comunicativa”. Os animais usavam sons de baixa frequência, tal como os elefantes, para falarem uns com os outros.

Os especialistas acreditam que a espécie, que foi denominada de Tlatolophus galorum, tenha morrido há cerca de 72 milhões de anos no atual estado de Coahuila, no norte do México.

Após descobrirem a cauda, os paleontologistas referiram que mais tarde encontraram a maior parte o seu crânio: uma crista oca óssea de 1,32 metros através da qual o dinossauro comunicava. Encontraram ainda alguns ossos, tal como o seu fémur e ombro.

“Estamos a calcular o tamanho, que pode ter entre oito e 12 metros de comprimento, porque só a cauda tem cerca de seis metros”, afirmou o paleobiólogo Angel Alejandro Ramirez.

Segundo o investigador, a equipa acredita que “estes dinossauros eram muito comunicativos. Até produziram e chegaram a compreender sons de baixa frequência como os feitos por elefantes, que viajam vários quilómetros e são impercetíveis para os humanos”, acrescentou.

Estes dinossauros, que se caraterizavam por serem “pacíficos, mas falantes”, também tinham a capacidade de emitir sons altos para assustar os predadores, disse o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), quando anunciou a descoberta.

De acordo com os investigadores mexicanos, a crista do Tlatolophus galorum poderia ter sido vermelha. “Acreditamos que estes dinossauros, tal como os pássaros modernos, viam a cores e, portanto, essas estruturas, como a crista, eram possivelmente coloridas. Podiam ser completamente vermelhas, ou multicoloridas, com manchas”, sublinhou Ramirez.

A descoberta ainda está a ser analisada, mas várias pesquisas sobre o réptil antigo já foram publicadas na revista científica Cretaceous Research, de acordo com o INAH.

É um caso excecional na paleontologia mexicana”, pode ler-se no documento ao qual o Phys teve acesso, que refere ainda que “acontecimentos altamente favoráveis ​​tiveram que ocorrer há milhões de anos, para que os fósseis se conservassem nas condições em que se encontravam”.

O nome Tlatolophus é derivado de tlahtolli – que significa “palavra” na língua nativa Nahuatl – e lophus – que significa “crista” em grego -, clarificaram os especialistas.

O estudo foi publicado na revista Science Direct a 11 de maio.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …